domingo, 26 de março de 2017

Escolha uma profissão PRÁTICA

Este blog mostra minhas opiniões e não o que é certo ou errado. Se você se ofende com opiniões vá embora. Nada aqui é recomendação de nada pra ninguém.

Faz algum tempo tenho dado opiniões sobre melhores decisões de carreira. Vejam vocês, um cara que não teve sucesso em carreira alguma e foi pulando de emprego em emprego até aqui, e de modo surpreendente obteve relativo sucesso por enquanto.

A despeito de eu achar Engenharia Civil e Medicina as duas carreiras que mais trazem oportunidades valiosas pro formado, a partir de agora pretendo escrever sobre características mais genéricas, porém sem perder a objetividade nas minhas opiniões e baseado no que observei que funciona melhor pra maioria até agora, sem enrolar.

Acredito que nos últimos dois séculos com a corrida pela industrialização dos países de terceiro mundo, ou pelo menos depois da segunda guerra mundial, em que os governos começaram a influir bem mais na economia visando direcionar o crescimento, ocorreu um fenômeno invisível pra maioria e que eu mesmo demorei bastante pra identificar: o estímulo a determinadas indústrias, levando as massas a enxergar vocação pra determinadas carreiras que jamais escolheriam de modo voluntário.

Através da mídia se mostrou modos de vida incomuns como os dos artistas, publicitários e homens de negócio de sucesso como coisa completamente normal.

Somente a título de curiosidade, após o Japão ter sido arrasado o governo  (e o shadow gorvernment da época, a Yakuza) estimulavam e  financiavam os jovens a buscar profissões úteis na reconstrução do país, e ESTE MOTIVO levou as massas de imigrantes japoneses com profissões sem espaço no mercado japonês a migrar, inclusive para o Brasil. Por isso muitos deles são formados em cursos de negócios, são ex-militares (combatentes) e de áreas menos técnicas.

Quero dizer que o Joãozinho que cresceu lá no interior de São Tomé das Letras vai pra alguma capital estudar Física ou Relações Públicas ou o que for que o mercado regional não vai absorver, e pra não ficar desempregado provavelmente vai ser forçado a estudar pra um concurso público ou buscar um emprego de vendedor de loja.

Durante toda minha vida fui direcionado a estudar direito (fiz outra coisa) e manter-me nos ramos intelectuais, assim como quase todos os de minha geração e olha no que deu. Quase todo mundo desempregado, e vários dos que se mantiveram na minha área ganham menos que alguém sem faculdade e o mesmo tempo de estrada.

Quem nunca ouviu falar que os melhores cargos em grandes empresas, mesmo em áreas de gestão e planejamento são ocupados na grande maioria por engenheiros? Há quem diga que é pelo pensamento analítico que se desenvolve na gestão por processos e bla bla bla.. Porra  nenhuma, é porque diferente do formado no curso de negócios, que muitas vezes não sabe preencher uma nota fiscal, o engenheiro vem do "grind". Mão suja de graxa ou fuligem e alguma experiência em áreas-chave como quase-peão.

Ver pedreiros, marceneiros e pintores sempre com trabalho com ou sem crise, enquanto meus pais, ambos com duas faculdades passaram FOME pra criar os filhos (também com fome) me leva a pensar em que grau a teoria ajuda  a prática quando o assunto é ganhar dinheiro, e que tipo de teoria é importante e que tipo é puro lixo colocado nas grades curriculares pra sugar mas dinheiro das pessoas e sustentar o sistema de ensino.

Aqui em Portugal conheci esse pessoal de construção que se legalizou através do trabalho ou mesmo está em situação questionável, mas trabalhando desde a primeira semana e fazendo de 1000 a 3000 Euros por mês. Eu repito, de mil a três mil euros por mês como empreiteiro ou empregado e trazendo à sua família uma qualidade de vida que 1% dos que conheci na vida podem ter no Brasil.

Hey, não estou dizendo que ninguém tem vida fácil. Mas enquanto nós bobocas trazemos o diplominha que ninguém da bola da "uniesquerda" na mala, pra ficar meses desempregado ou se sujeitar a trabalhar em merdas, esses caras arrumam emprego em qualquer lugar do planeta terra sem exceção.

Pra finalizar não estou dizendo pra você se tornar pedreiro, mas não vislumbre uma carreira de sucesso em uma área de gestão se não estiver disposto a ralar na parte técnica de sua área. Em outras palavras se você quiser gerir projetos de TI, esteja disposto (e tenha capacidade) de aprender a programar relativamente bem. Se quiser ser diretor da concessionária de máquinas agrícolas, é bom aprender a vender, dirigir e identificar as peças do trator e fazer isso muito bem. Se quiser ser âncora do telejornal, é bom saber ligar a câmera e editar video muito bem pra conseguir se manter em contato com quem tem sucesso na área, pois você não vai simplesmente pular de auxiliar administrativo na empresa de pneus pra apresentador de telejornal.

Ter noção do nível de empregabilidade e de progressão na carreira escolhida é uma mão na roda, e escolhendo um ramo técnico e prático a chance de se fazer dinheiro é bem maior pro mediano que num ramo mais intelectual. Nada, absolutamente nada impede o mecânico de carros de abrir seu negócio ou de mexer com carros aqui na Europa ganhando em Euro. Porém um abismo impede o gestor de manter seu emprego durante a crise, longe de casa e com total independência.



8 comentários:

  1. Quais profissões você considera prática, com exceção da Engenharia C e Medicina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mais técnicas. Acredito que o conhecimento que te leve a exercer uma profissão menos técnica e mais intelectual deva vir através dos anos trabalhando e estudando e não de uma faculdade como base da carreira.

      Excluir
  2. Excelente postagem, CF!

    - Mark

    ResponderExcluir
  3. Engenheiro está geralmente preparado pra assumir algo. Não é aquela história de "Me ajuda aqui toda hora"...

    Se puder adiciona meu blog na sua lista, ele é sobre "frases" aqui da finansfera, frases dos blogueiros. Já tem o primeiro episódio lá.

    Abraço.

    http://frasesfinansferaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, obrigado pelo comentário.

      Tenho uma regra aqui no blog a algum tempo, adiciono quem tiver meu blog no roll e postar a algum tempo conteúdo minimamente original e relevante.

      Faça alguns posts legais sobre você e suas opiniões.

      Excluir
  4. Nos últimos anos, por causa da bolha lulopetista, se criou o mito de que todo mundo precisa fazer faculdade. Os filhos dos pobres ao invés de aprender algo útil foram aprender teorias inúteis em cursos igualmente inúteis.
    A filha da empregada de meu pai está fazendo faculdade de gestão de pessoas pelo fies. Ela me adicionou no Facebook, escreve errado pra caralho do tipo "eu mim amo".
    Eu realmente sinto pena. Está adquirindo uma dívida enorme num investimento que dificilmente dará retorno.
    Se ela tivesse feito um curso profissionalizante, cabeleira, ajudante de cozinha, etc e fosse trabalhar duro teria mais chance de se dar bem na vida.
    A realidade é que faculdade deveria ser para poucos, com boa base, condições e capacidade.
    Eu fiz 2 faculdades, primeiro me formei em administração, curso que me arrependo de ter feito, e contabilidade. Pelo menos não paguei nada. Fiz adm na federal e contabilidade na estadual.
    Engenharia e medicina não são pra mim, cheguei a cursar análise de sistemas, também na federal, mas desistir no segundo semestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Curso universitário tem que ser um complemento pra carreira, pelo menos a maioria deles.
      Educação aumenta a produtividade, qualidade e por consequência a riqueza... faculdade praticamente causa empobrecimento do brasileiro no geral.

      Excluir