quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Remova estas pessoas de sua vida

A motivo número 1 para se obter sucesso na vida para a maioria das pessoas é a qualidade do círculo social. Existem vários tipos de pessoas, que se supõe, ajudam-nos a nos desenvolver, e outros que só prejudicam.
 
Você já deve estar fazendo um exercício e lembrando de exemplos de cada tipo com alguma influência em sua vida, e isso é bom. É que nem investimentos em geral, você quer deixar seu dinheiro rendendo em investimentos de valor pelo maior tempo possível, e na vida você quer ficar junto à pessoas de valor também pelo maior tempo que puder para absorver o que elas tem de bom.
 
Dentre as que ajudam, nenhuma é mais útil do que a que já obteve sucesso naquilo que você quer se tornar. Se quer se tornar um bom ator, andar com atores de sucesso seria sem dúvidas o caminho mais rápido para se obter sucesso nesta área também.
 
Se quer aprender algo sobre contabilidade, bem melhor que abrir um livro técnico é passar um tempo junto à um contador que conheça o assunto (notei isso agora que estou abrindo minha empresa).
 
As vezes a gente se pergunta porque é tão difícil ter contato com pessoas de sucesso. É difícil porque o que tem valor é geralmente reduzido a um pequeno círculo (ou perde valor). Então nossa luta diária é tentar de um modo ou outro contornar as dificuldades e dar um jeito de estar com quem vale a pena, e excluir os imbecis.
 
Esqueça aquela besteira de "conhecimento é para compartilhar". Conhecimento que todo mundo tem acesso não tem qualidade e geralmente é inútil. Vide o que se aprende na escola, que não tem utilidade alguma na vida.
 
Mas tem um tipo de pessoa que você deve excluir de sua vida não importa o preço a ser pago. Não são os atrapalhados, nem pessoas burras, nem pessoas endividadas... Não, para todas essas e mais alguns exemplos de pessoas com algum problema existe jeito.
 
A pessoa que você definitivamente não deve perder seu tempo são as indecisas. Não estou dizendo para odia-las ou trata-las mal, apenas deixe que alguém mais perca seu tempo com estas. Pessoas indecisas, que estão sempre "em cima do muro", nunca escolhem uma posição ou um caminho para si, estão sempre se arrastando de um lado pro outro em busca de segurança e acabam em lugar algum.
 
No livro "Alice no País das Maravilhas" tem uma parte famosa com um exemplo disso. Alice pergunta para um gato que caminho escolher. Ele pergunta onde ela deseja ir, e ela responde: "qualquer lugar" e ele devolve: "então escolha qualquer caminho". Parece uma piada, mas não tem nada de engraçado, é uma lição.
 
Caramba, quanta gente me disse "eu não teria coragem" sobre meu plano de sair do Brasil. Não me refiro a quem gosta ou tem uma vida legal no Brasil, me refiro aos que queriam sair mas não tem coragem. Os que me disseram isso, 100% vai vivendo e não tem objetivo algum além de sobreviver.
 
Já perdi amizades por ser muito agressivo em cobrar uma posição de amigos. Tem um amigo meu que quer vender uma casa a anos, ANOS, e não vai lá cortar a grama, pintar e anunciar porque a ex-sogra mora ao lado e ele não quer ver ela. Porque não paga alguém pra fazer isso? Sei lá, dá um jeito.
 
Todo mundo tem momentos de indecisão, ou que simplesmente não vale a pena se posicionar. Não vale a pena assumir uma posição política quando isso for te prejudicar por ai, por exemplo. Se não vai ganhar nada com isso... Dane-se. Não se comprometa.
 
Mas se todas as vezes a pessoa dá desculpas e sua vida nunca sai do lugar, e você identificar que é um indeciso coadjuvante eterno, diga adeus. Diferente das outras que não vão te ajudar, essas lhe prejudicam, pois é perda de tempo ter elas junto.
 
Dos atrapalhados, burros e endividados que conheci pela vida, alguns estão bem, outros mal, mas os indecisos nunca mudaram em nada, continuaram flutuando em seu barquinho sem direção e quem estava por perto sempre acabou colocando o fardo deles nas próprias costas.

Amanhã sai a recomendação de filme do mês.

CF

19 comentários:

  1. Só uma coisa, não mude o layout do blog XD quase todos os outros blogs tem layout branco e o seu já tem de certa forma uma identidade se possível não mude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts, pior que não estou a fim de mudar. O blog já tem uma identidade. Sei que não está 100% agradável de ler mas melhor não mexer pra não piorar rs.

      Excluir
    2. Cara na boa,peço que reconsidere o layout. Se é a questão do verde faz alguns testes com outros tons. Realmente fica difícil ler teus posts.

      Excluir
  2. Pois é, CF.

    Há pessoas que te puxam para uma encruzilhada, pior, é a encruzilhada delas, mas você acaba sendo induzido a estar nela...

    Outro tipo de pessoa que te puxa para baixo (e é, para mim, a mais perigosa) é a negativa. Aquela que sempre reclama, que é pessimista até para levantar do sofá. Esse tipo de pessoa te apresentará sempre o pior caminho, vai te fazer relativizar até as coisas que você julga como já acertadas; e, também, tirará toda a tua energia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A negativa geralmente as pessoas se afastam (tirando quando é um parente). Pessoas negativas são um câncer.

      Excluir
  3. E esse combo de postagens, hein? Tá fazendo experimento tb?
    Pra quem ia largar o blog, o senhor está bem postador.
    Bacana. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, não é teste, até excluí o adsense. Ando com vontade de postar só. Um abraço!

      Excluir
  4. Caro conhecimento financeiro ótimo post.

    Complementando seu post: Existe 3 tipos de pessoas a qual devemos evitar: negativista, sofistas e indecisos.

    Diferença cruciais entre critério técnico e político:
    O primeiro grupo tenta usar de racionalidade para tomada de decisão, segundo grupo usa de falácias e diversos artifícios, mas recorre a pouco conhecimento sobre tema expostos ou seja não importa limitações técnicas, mas sim as intenções do mesmo.

    Conhecimento que realmente importa e muda vidas sempre foi restrito a uma elite intelectual, conhecimento este que é passado apenas alguns poucos escolhidos.
    Também daria para se conseguir tal conhecimento por meio da experimentação, porem este método exigi maior disponibilidade de tempo.

    Resumindo: A massa toma decisões baseada no senso comum , se queres realmente aprender conhecimento avançados convém estar perto dos especialistas que são minoria em todas áreas do mercado.

    EX: Quem sabe ganhar dinheiro primeiro ganha , depois diz como ganha.

    Boa sorte em sua jornada.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sou mais direto, invejosos, e quem idolatra a tal inveja? O Deus dos socialistas, tudo que essa turma faz e fala vc pode dissecar até chegar na inveja... Cortei da minha vida, melhorou muito, recomendo...

      Excluir
    2. A massa é foda. Sei que soa cliché, mas estou tentando fortemente me afastar da manada e me juntar ao grupo vencedor nos negócios.
      A última coisa que alguém precisa são pessoas que atrapalhem na sinergia dos meus esforços.

      Excluir
  5. Caramba conhecimentofinanceiro, sou indeciso e atrapalhado, vou pendurar uma placa no peito escrito "perigo, afaste-se, vou te puxar pro buraco", mas vc disse a verdade por mais q seja doloroso.
    ADAILTON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase todo mundo é, tem que trabalhar isso todos os dias. Não existe nada pior que a indecisão, ela deixa a gente paralisado.

      Volte sempre!

      Excluir
  6. CF, outro excelente post! Comecei a pensar nos indecisos que conheço e vi uma correlação em praticamente todos: ou são preguiçosos, ou tem baixa autoconfiança. Quiçá a preguiça seja fruto da baixa autoconfiança, sei lá.

    O que achas? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é relacionado sim. Se você não acredita em você em primeiro lugar, ninguém mais vai. Ai a pessoa tende a ficar escondida, onde é mais confortável.

      Excluir
  7. Boa noite colega!
    Passei para ver como andava seu blog e li este post!
    Pessoas indecisas não estão com nada mesmo!
    Na clínica que trabalho a turma fica p* da vida comigo pois comigo não tem "achismo"! É como está escrito na bíblia: "sim sim , não não"!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Top demais esse Post CF! se possível, escreva mais desses.
    Abraço!! Rumo ao milhão

    ResponderExcluir