Olá amigos da blogsfera de finanças e você que caiu de paraquedas em meu blog por sentir ódio de ser pobre! Bem vindo ao meu blog de dicas para enriquecimento pessoal e financeiro, logicamente anticomunista.
Esta semana deu uma acalmada nas minhas atividades. Finalmente consegui declarar o imposto de renda da minha esposa após quebrar muito a cabeça (ela possuía um imóvel enrolado). Até tirei um Day-off neste feriado de Tiradentes, um dos maiores heróis da nossa pátria. Lutou contra impostos absurdos de 20% sobre a renda (hoje pagamos perto de 80% ao governo do PT). Teve o corpo transformado em guisado pelo estado, mas deixou uma importante lição: Imposto é roubo.
Neste blog admiramos personalidades como Tiradentes.
Fui para a beira de um rio com uns amigos assar carne. Como diz o Viver de Construção, "Imaginem poder fazer isso quando quiser". Teve um dos amigos que teve que pedir pro chefe liberar (ele ia trabalhar no feriado) ou seja, é um escravo. É mais fácil a gente enxergar nos outros, mas a verdade sobre dinheiro é que ele representa liberdade, como já vi diversos ricos definirem.
Falando em Rio, no RJ desabou aquela ciclovia escrota inaugurada a 3 meses que custou 45 milhões de reais, ao lado um viaduto de pedra atingido diariamente a quase 100 anos pelas mesmas ondas firme e impávido como contraste. Bom momento para comparar nossos valores, amizades, família e investimentos.
Ainda não terminei de pintar o quarto azul do kitnet, ia hoje mas inventei de jogar bola na chuva e arrebentei o tornozelo. O mesmo estará à venda na OLX e através do amigo que me ajudou a compra-lo a partir da próxima semana. O trato, “no fio do bigode” (sem contrato) foi de eu receber X e ele cobrar o quanto quiser a mais. Acho justíssimo e vou cumprir minha parte do acordo.
Já vi este tipo de coisa dar errado algumas vezes. O dono diz que quer X, o corretor vende por X+Y e o dono acha que foi logrado e quer abocanhar parte do Y. Mais ética meus amigos... Aqui ninguém é petista ladrão. Uma ressalva: contratos são instrumentos importantíssimos para estarmos protegidos perante a lei corrupta. Vale a mesma lição de sempre: Estude ao máximo sobre eles e consulte quem sabe.
Faz seis meses que comprei o imóvel. Por um lado foi demorado, e vejo que poderia ter me esforçado mais em alguns momentos e aprontado tudo mais rápido. A gente aprende em quais momentos com a experiência, e a compra deste imóvel foi o aprendizado de uma fórmula excelente para ganhar dinheiro, isto não tem preço.
Vou comparar no dia que vender, mas o que eu investi nele teria rendido uns 3250 reais no tesouro direto neste período... Vale a pena ter um capital para este tipo de negócio. Ativo real amigos, não é papel higiênico com uma tartaruga impressa pelo governo.
Segue minha dica, não importa se você tem 10, 20, 100, ou 500 mil reais, sempre busque oportunidades no mercado imobiliário.
Li mais um livro do Kiyosaki: “Unfair Advantage” onde o autor fala de conhecimentos que te dão “vantagens injustas” no caminho para a riqueza. É mais ou menos o que falamos aqui na blogsfera... Nada de novo. O material dele depois da crise de 2008 fala sempre do fim do dinheiro como conhecemos (em especial o dólar) em razão da inflação. Assustador.
Acabei de ler o livro “Quem Ama, Educa” do Içami Tiba. Trata de diversas questões referentes à educação dos filhos e dos pais. Lembro de uma parte do Pai Rico Pai Pobre onde o pai pobre culpa os filhos por ser pobre, e o rico afirma que precisa ser rico justamente por que tem filhos. Dois motivos para não ter filhos no Brasil: saúde e educação (contando escola e demais influências). É insanidade se você for pobre.
Também “Para Compreender a Política Brasileira” do Astrólogo de Carvalho, muito bom.
Estou com uma listinha de leituras futuras que incluem “Me.Inc” do Gene Simmons do Kiss, e “Manual do CEO” que troquei por uns CDs velhos no sebo e parece ser realmente bom. A partir de agora só vou comprar livros em formato digital, se não conseguir baixar de graça, ou ler e vender direto, sem acumular muita coisa. Manter talvez uns 10 volumes em casa, no máximo. Consegui dar uma adiantada nas leituras porque fiquei sem internet. Só no celular e no corredor do prédio onde estou morando.
Minha mãe finalmente se aposentou, após décadas como professora escrava do sistema. Agora terá um salário de fome para curtir o resto de vida, pois não poupou e em vários momentos colocou fora junto ao meu pai patrimônio que meu avô deixou à ela. Por exemplo, chance de ter casa própria teve quatro vezes, e ainda vive de aluguel, mesmo tendo irmãos engenheiros. Fica de lição.
Espero que ela seja bem feliz. É hora de agradecer e apoiar ela pois em vários momentos me ajudou como pode. Lembrei de uma cena do filme "O Conde de Monte Cristo", quando o padre morre na prisão e o herói da história diz: "Adeus padre, você está livre, como eu nunca serei".
Neste blog não admiro professores, pois estes lavam a cabeça das crianças com marxismo e conteúdo inútil.
Aposentadoria, para o pessoal da minha idade, não vai existir. Aposentadoria só existe quando o governo cria uma pirâmide financeira nova, e os primeiros conseguem se encostar em uma dívida paga pelos que ainda nem nasceram. Governos fazem de tudo pra que a população ativa cresça, por isso são tarados em “gerar emprego” nem que seja o de cavar um buraco de manhã para tapar de tarde para que os pagadores de impostos sustentem aposentadorias, serviços públicos péssimos e políticos marajás. O problema é que a pirâmide está com a base curta, o governo tem que imprimir dinheiro pra pagar isso tudo e a inflação acaba com o dinheiro de todos.
Ou você junta seu dinheiro, e nem isso é garantido que lhe tomem, ou vai pra fila da sopa quando tiver em idade de se aposentar. Isso se, quando estiver perto, o governo não aumente em uns 10 anos o tempo de trabalho baseado em pesquisas científicas falaciosas que dizem que o ser humano vive em média 200 anos.
É triste como a ideia de aposentadoria está realmente arraigada na cultura. As pessoas vivem como se ela estivesse garantida após os 60, ou como se nada pudessem fazer a respeito. São literalmente trouxas, carregados e atirados de um lado para outro. No fim da vida vão depender do governo e da família.
Investimentos
Tornei minhas contas online, porcamente, pois funcionam mal. Autorizo maiores limites de transferência e coisas do tipo no banco que não funcionam direito... Bancos grandes no Brasil odeiam pobres. Não estão nem ai pra nós. Estão cagando se resolveram seu problema ou se você tem que retornar 10 vezes lá.
Nossos investimentos (da minha esposa e meus) estão em Tesouro IPCA, LCI de banco pequeno, e imóvel. A estratégia é manter no 1% ao mês e acima da inflação. Conseguimos sair da corrida dos ratos e vou explicar melhor em um post futuro.
Não conto os dólares e euros que reservamos pra imigração.
A esta altura quem acompanha meu blog pode observar que com investimentos faço como em todas as outras matérias e copio a maioria que se deu bem. Uso o “princípio KISS” – Keep It Simple, Stupid (mantenha simples, estúpido). Pois sei que não sou um gênio. Sugiro a leitura do deste artigo.
Última semana no Brasil. Se eu tenho medo? Sim. Mas como disse um dos meus gurus, Schwarzenegger, o máximo que pode ocorrer é você falhar.
Lá fora quero abrir minha empresa e mais à frente explico de quê. Tenho que estudar bem o mercado por lá e minha vontade de abrir ela é enorme. Eu realmente não gostaria de voltar a ser empregado nem por um dia, mas acho que vai ser necessário.
Bons lucros!
Já vai embora em uma semana? Não estará aqui para ver a Dilma sendo afastada.
ResponderExcluirVou acompanhar pela internet, e com certeza comemorar bastante.
ExcluirCaraca CF perfeito o seu texto!
ResponderExcluirO esquerdismo inverteu os valores de tudo de uma forma absurda!
Por uma incrível coincidência, comecei a ler o Livro do Schwarzenegger Hoje. É incrível como o senso de urgência nos faz crescer e como os pais não tinham vergonha de corrigir seus filhos na frente de todos e os professores tinham total liberdade de serem rígidos na educação das crianças.
*Spoiler para quem não leu: Arnold já foi até pedinte na infância só para conseguir dinheiro para ter a sua própria liberdade e parar de usar as roupas do irmão mais velho.
Eu acabo achando graça da burrice das pessoas com quem converso no dia a dia. Não procuram se informar sobre investimentos. Acha que aposento é liberdade. E acham que seu dinheiro está seguro na poupança. Pobres mortais.
Aqueles que se interessam eu até dou uma consultoria, mas eu digo para se informarem e de começo procurar corretoras que não cobrem nada para certos investimentos ou sejam baratas e que bancos apesar da facilidade de comprar pelo próprio internet banking, os mesmos cobram em taxas absurdas por essas facilidades.
Comprei esse livro em novembro, mas graças a outras prioridades ele e outros foram ficando de lado. Voltei a ler depois que exclui o Facebook (uma das fontes de minha depressão e procrastinação) e o pacote de internet do celular acabou. Terminei em 2 dias o Geração de valor (vou fazer um post de review) e comecei hoje a biografia do Arnold.
E como todo livro que você indica por aqui, eu acho foderoso eu vou dar uma pesquisada nesse do Gene Simmons. Esse de ser simples, reflete-se bem em suas musicas,mas não nos shows de pirotecnia espetaculares hahaha. Pelo que conheço da história do Kiss. De marketing e empreendedorismo esse cara entende pra c******.
Torço que você cresça cada dia mais!
Abraços e sucesso financeiro!!!
Já li 3 vezes o livro e depois de seu comentário resolvi ler a quarta, agora grifando o texto com uma caneta. É muito inspirador e realmente ensina a ter o mindset necessário para enriquecer.
ExcluirParei totalmente de falar de investimentos com as pessoas, a não ser de modo bem genérico e indicando livros. Acho que a não ser que você seja rico e famoso, é perda de tempo.
Esse do Gene estou com muita vontade de ler.
Até breve!
Faça uma boa viagem meu amigo e sucesso nesta nova fase.
ResponderExcluirGrande Abraço!!!
Obrigado mestre, estarei sempre aqui.
ExcluirComo eu queria aproveitar minha juventude nos estates, boa sorte nessa nova jornada, um dia farei o mesmo!
ResponderExcluirEu também amigo. Minha vida inteira desejei morar nos USA. Quem sabe um dia?
ExcluirOs USA são sem dúvidas o melhor país do mundo na maioria dos aspectos importantes.
Grande CF,
ResponderExcluirO blogueiro que me abriu as portas na blogosfera (sempre lembrarei que você foi o primeiro a confiar no meu blog e me adicionar no blogroll), desejarei todo sucesso do mundo, e várias dicas, pois continuei leitor assíduo de suas postagens, e gostaria de aprender um pouco mais sobre esta ida p/ o exterior, quem sabe não pode ser algo para mim também? Atualmente não penso nisto, mas, quem sabe ...
Você definiu a liberdade para mim, no dia que der na telha, ir fazer um churrasco, ir pescar, isto que quero para mim.
Estou começando a perceber que eu não leio nada, você e demais blogueiros sempre estão "afiando" a mente lendo bons livros, preciso voltar a ler mais mesmo.
Abraço e "safe travel".
VDC
Opa, que responsabilidade. Só adicionei seu blog por ele ser excelente e realmente ensinar coisas. Desculpe não poder comentar tanto quanto gostaria.
ExcluirÉ bom ter um livro sempre por perto, do lado da cabeça na cama, e trocar a TV por ele sempre que possível. Forçar o hábito, vale a pena.
Um abraço!
C.F. Boa sorte! Estaremos te acompanhando.
ResponderExcluirObrigado! Estarei sempre aqui.
Excluir