segunda-feira, 14 de março de 2016

Seja positivo e focado nas necessidades das pessoas

A pessoa mais eficiente para resolver um problema nem sempre é a mais culta ou inteligente. Aliás, quase nunca, pois pela lógica estes são a minoria.

Para a maioria das tarefas, é a pessoa ideal é a "desenrolada".

A que anota o que deve fazer em uma lista e fica em cima do problema até resolver, conhece bem suas limitações e quando buscar ajuda. Este tipo de pessoa é no geral a que prefiro ter perto de mim. Se você quer ter sucesso e ser rico precisa de amigos assim. E é aí que deve aplicar a seguinte pergunta:


Quem você pode chamar as 2 da manhã para resolver seu problema?

Esta pergunta foi proposta por um cara chamado Harvey Mackay em seu livro "Dig Your Well Before You're Thirsty" (cave seu poço antes de sentir sede). Nunca li o livro, só uma resenha, mas achei o conceito muito interessante.

Não importa se você é funcionário público, empregado, patrão ou desempregado. Esta é a pergunta que você deve se fazer para testar o nível de força de seu network.


Pessoas mal relacionadas não chegam a lugar algum.

Se você fizer uma lista de coisas onde é dependente dos outros, vai notar que quanto mais dependente mais cara é sua vida. É fácil aprender a formatar seu computador ou trocar uma tomada sozinho, mas quem você pode chamar se seu filho está engasgado, se sua casa prendeu fogo ou pra te tirar da cadeia?

Claro que são poucas as pessoas que realmente podemos pedir ajuda de madrugada, mas isto é o norte da bússula em relacionamentos, que são construídos no longo prazo, portanto não se trata só de técnicas, mas de um mindset.

Agora cada pessoa que conheço trato como o cliente de um milhão de dólares. Coisa pra vida toda. Não estou nem ai se o cara está de cara amarrada. Isso as vezes é um teste de paciência, pois nem todo mundo merece, mas tem rendido bons frutos.

Relacionamentos viabilizam pelo menos 50% em tudo o que você for fazer na vida. De modo genérico, tenho certeza que ler livros e estudar sobre marketing de relacionamento, gestão de pessoas e se tornar orientado a satisfazer necessidades corta caminhos na vida.

Lembre que as pessoas preferem comprar de amigos mesmo quando o produto é mais caro!

Nos últimos dias tenho trabalhado que nem louco por causa dos projetos imigração e casa popular. São coisas que surgem de última hora em variadas frentes, além da chatice que é a declaração de imposto de renda. Estou no limite, mas consigo dar conta pois sou organizado.

No momento estou fazendo um checklist com dezenas de itens, com quatro colunas como exercício:


O que? - Consigo fazer sozinho? - Quem faz melhor? - Nível de confiança (de 1 a 5)

Vou verificar esta lista regularmente e o intuito é ficar com um nível ótimo em Networking. Acho que ela se encaixa bem na questão de cavar o poço antes de ter sede.


Fora PT lixo!


10 comentários:

  1. Estou trabalhando em uma área que este tipo de network, formado por pessoas que fazem as coisas acontecerem, é muitíssimo importante. Minha atividade depende de outras pessoas que poderiam travar o andamento dos projetos, mas algumas poucas pessoas chaves te ajudam. A colaboração mútua se torna uma espécie de moeda importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma área completamente subestimada. Sem a coordenação de esforços, nada complexo é viável. Boa sorte.

      Excluir
  2. Olá CF!

    Eu tenho certeza que deixo a desejar na parte do Networking.

    Sou muito bom nos projetos que gerencio, mas não tenho aquela intimidade com supervisores, gerentes, diretores, como vejo alguns colegas.

    Tenho um colega da mesma equipe que às vezes até vai à casa de um gerente tomar cerveja e bater papo ...

    Não sei se é uma relação criada na base do “puxa-saquismo”, mas é fato que, se um Gerente destes tiver que escolher entre nós dois, por mais que eu seja melhor e entregue mais resultado, tenho certeza que o lado da amizade seria mais forte, por exemplo, num caso de indicação para promoção. Infelizmente, funciona assim, não é na base da meritocracia.

    Outro ponto, se eu perdesse meu emprego, quem eu poderia recorrer diretamente? Não tenho este network tão bem desenvolvido.

    Talvez seja isto o que falta para eu conseguir ir subindo de cargo.

    É algo a ser estudado e melhorado na minha carreira profissional.

    Nas obras sim, eu tenho meu network, conheço profissionais, os fiscais, pessoas da prefeitura, com estes consegui criar esta base de relacionamento. Não sei explicar, talvez seja por que eu tenho maior facilidade de fazer network com gente simples, gente como eu.

    Bom texto, me fez pensar e ter esta reflexão.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes me pego pensando nesse assunto pois ele é muito importante. Tento construir bons contatos todos os dias, e vejo como é difícil.
      Com essa viagem para outro país vou perder todos...
      Também me dou melhor com gente simples. Fui bastante prejudicado na minha carreira por não ter bons contatos.

      Excluir
  3. Muito boa a reflexão. Network hoje é vital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado rato. Acho que é uma das coisas que praticamente te torna rico ou pobre.

      Excluir
  4. O maior exemplo é o desemprego.
    Quem está empregado não está nem aí para quem está desempregado. E não adianta florear currículo, pois ninguém lé essas porras.

    Só se arranja emprego atualmente quem é indicado. Entrevista só virou fachada para as vadias do RH dizer que estão fazendo alguma coisa, pois quem vai entrar é quem conhece fulano ou sicrano.

    Já estou no meu 3º emprego que só consegui por ter networking.

    E assim vou levando a vida. Abrindo sorrisos amarelos para atrair oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eu era responsável pela análise de currículos em uma empresa que trabalhei, e colocava metade fora. A outra metade ficava em uma gaveta, e quando raramente o chefe precisava de alguém sem ser conhecido, o currículo já estava velho.
      Tive uns 5 empregos e 4 foram por indicação de conhecidos.

      Excluir
  5. Algumas pessoas que são mais fechadas, podem até ficar ricas passando num concurso e aportando a maior parte do salário, mas os contatos facilitam mais a chegada da riqueza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É aquele negócio das fórmulas que já falamos aqui. Tem algumas que dão mais certo que outras pra maioria das pessoas.

      Excluir