quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Atualização do blog e novidades!

Bem amigos, após 40 dias longe do blog, apenas dando uma lida rápida nos sites dos colegas, retorno para contar algumas novidades (nada muito interessante, desculpem) e quem sabe retomar o ritmo de postagens sobre os temas que mais me interessam na internet, leia-se finanças e investimentos.

Meu final de ano foi tranquilo, passamos apenas eu e a esposa em casa. Não viajamos pra casa de parentes e nem nos demos presentes. Isto ajudou a poupar dinheiro pois as passagens estão absurdamente caras, coisa de 100 reais cada, ou seja, no mínimo R$ 400,00 jogados no lixo só em transporte. Fizemos uma janta com um casal de amigos que também mora longe do resto da família pra comemorar o natal, demos uns passeios, e fomos num parque ecológico desses com rapel, rafting, arvorismo e outras atividades bastante divertidas. Gosto de conhecer lugares diferentes ligados à natureza. Não é dinheiro perdido quando bem planejado, aliás, quem gosta de rusticidade acaba gastando pouco.

As pessoas mais próximas tem aquela visão de pão duro por não nos darmos muitos presentes aqui em casa, mas não conhecem a realidade. Nunca falta nada que queremos, até por que somos moderados nas necessidades. A questão é que não compramos nada em "datas especiais". Compramos quando queremos, e isso nos faz ponderar mais e comprar o que realmente precisamos. Por exemplo, minha esposa finalmente partiu para fazer seu processo de cidadania em outro país. Compramos as passagens à vista e Euros ao longo do tempo fazendo um preço médio bom. Ela está conhecendo um lugar fantástico, realmente outro mundo, consideramos as conquistas da vida como presentes.

Tem gente que vai na pizzaria por que "está de aniversário" ao invés de ir só quando der vontade... Não seja um modelo estandardizado.

Voltando rapidamente ao passeio ao parque ecológico, sai de lá pensando em uma questão por dias. Sou formado em uma porcaria de profissão que não é uma atividade "mecânica", ou seja, exige atributos os quais não possuo para se dar bem no mercado, o que me tornou mais um mediano sem chances de ascensão profissional. Observando os guias/instrutores das atividades vi que eles repetem 10 vezes por dia os passeios com os grupos, e ganham rios de dinheiro sem esforço algum. Porém o nível de qualificação que eles possuem é o mesmo de um macaco adestrado ou até menor.

O capitalismo premia o mérito, e mérito não é ganhar mais por trabalhar mais, e sim por gerar mais valor. Por isso um pipoqueiro faz 10x mais dinheiro que um professor de escola municipal. Um instrutor de rapel de parque ecológico faz 10x mais dinheiro que um psicólogo. Um garçon faz 10x mais dinheiro que um assistente administrativo. Eu não gero muito valor na minha profissão, portanto estou fadado a ganhar mal.

Não vou estudar outra coisa (pra ser empregado?) vou continuar no meu caminho e um dia abrir minha empresa (espero que em breve), inclusive estou afinando as ideias e espero que a burocracia infinitamente menor no país onde estou indo a morar me ajude a gerar muito valor e ficar rico.

Sobre para onde vou, ainda não posso revelar o qual escolhemos. Largamos nossos empregos (o meu largo mês que vêm) para esta empreitada, vamos deixar praticamente toda nossa grana no Brasil, investida claro, em razão de ela desvalorizar demais por culpa do governo ladrão e corrupto do PT. De qualquer modo estamos muito felizes e orgulhosos com nossas escolhas, afinal é um plano de vida e não daria pra desistir na hora H, apesar de que é o que a maioria faz.

Sobre os investimentos: Conversei com o cretino que está no meu kitnet e convenci ele a sair de lá em 10 dias. Ele vai sair numa boa, sem entrar na justiça (se entrar perde) e nem brigou comigo. A sensação foi excelente.

Estou com uns terrenos (de minha mãe na verdade) novamente, prontos para abrigar casinhas populares. Infelizmente não tenho dinheiro na mão e estou comprando euros. Minha dica continua a valida: compre de 10 a 100 dólares todos os meses, sem se preocupar com o preço, pro resto da vida. Vamos ver após vender o kitnet...

Surgiram excelentes oportunidades de venda direta. Apartamentinho na praia, e outro bem localizado por 60 e poucos mil, que valem o dobro. Queria ter mais dinheiro, e pasmem, tempo vivendo no Brasil...

Antes que me esqueça, gostaria de dividir minha felicidade sobre forças que temos na questão da cidadania:
- O processo familiar inteiro está pronto, só falta minha esposa fazer a dela.
- Ela está na casa de um familiar e dividindo o valor do aluguel que é surpreendentemente baixo.
- Não pagamos um centavo pelo processo que foi organizado e traduzido por um amigo meu.
- Talvez ela consiga emprego temporário lá.
- Juntamos uma reserva para este fim além da que eu declaro aqui no blog.

Se não tivéssemos estas facilidades, tudo ficaria mais difícil. Mas a questão é que elas foram surgindo, assim como as dificuldades surgem e com resiliência e foco você as destrói. Ou seja, as vezes existem projetos que só vemos dificuldades, mas elas não importam em nada.

Esta foi uma atualização. Espero fazer posts mais interessantes à frente. Agradeço as mensagens para que eu voltasse a postar, grande abraço a todos.

CF.

17 comentários:

  1. Olá CF,

    Interessante seu plano de morar fora do Brasil, você poderia detalhar melhor em outro post, mesmo não informando o local, caso não queira. De qualquer forma, irei acompanhar. Boa sorte!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou contando aos poucos, Pretenso, mas em resumo vou largar tudo aqui pra recomeçar lá fora. Provavelmente ralar bastante no começo em qualquer emprego e uma hora abrir minha empresa.

      Excluir
  2. Grande CF, quanto tempo! Seus posts fazem falta.

    Fico feliz em saber que seus planos estao dando certo e que voce vai mesmo mante-lo, mesmo com a desvalorizacao de nossa moeda. Muitos desistiram, parabens pela persistencia.

    Grande abraco e post mais, voce foi o primeiro blogueiro que abriu espaco e adicionou meu blog :)
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou buscar postar com mais regularidade.
      Esse plano é meu "all in" kkk Ou dá certo, ou vou vender picolé na praia.

      Excluir
  3. Fala conhecimento financeiro! quanto tempo.
    Pelo que pude notar já esta tudo encaminhado para tu zarpar desse pais retrógrado.
    Por aqui anda cada vez pior! ontem fui pagar IPTU,seguro e aluguel todos com reajuste de 10,70%, para piorar no próximo ano toma mais 10% sobre valor nominal.
    Bolsa de valores nem se fala todo dia queda, felizmente comprei com margem de segurança, atualmente no 0 x 0.
    Tente acelerar sua partida, a coisa vai ficar terrível por aqui.
    Já se fala em 13% desempregados na grande são Paulo, numero este que só vem aumentando , isso porque metodologia do institutos se revela bem falha.
    A grosso modo já deve ter uns 20% desempregado , pior ainda é saber que muito de nosso atual situação se deve ao povo mal preparado totalmente ignorante sobre assuntos realmente importantes como economia.
    Toda vez que vejo keynesiano falando merda no noticiário econômico dou risada.










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente passa dos 20%, além do 1/4 que recebe bolsa família.
      Vou ter que encontrar bicos pra complementar a perda patrimonial até ir embora. O PT destruiu o real, estamos fodidos. O quanto antes puder, vou pular fora, mas sem esperanças, a Europa também está sob perigo.
      Se existe inferno, Keynes está lá. Que tipo de pessoa diz "no futuro todos estaremos mortos"? Só alguém CAGANDO pro dinheiro público.

      Excluir
  4. Rapaz, 2016 vai ser O ano pra você pelo visto. É muita mudança! Não suma de novo, essa jornada vai ser interessante de acompanhar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser um grande desafio, mas nasci pra isso.
      Eu só sumi um tempo por fazer uma faxina de informação... As notícias do ano passado me fizeram mal, estava estressado.
      Abraço!

      Excluir
  5. É amigo, inveja branca de você.
    Eu vejo o vídeo de brasucas que já pularam fora dessa embarcação furada falando da maravilha que estão vivendo e só sinto depressão, pois faço os cálculos e vejo que só teria dinheiro para ficar um mês na Europa (exemplo) sem contar com as documentações.

    Estão cada vez mais dificultando a saída daqui. Estão botando impostos em tudo quanto é operação com o exterior, querem que a gente cada vez mais fiquemos ilhados aqui.

    Sorte na empreitada!

    Espero que você nos dê uma luz na questão de emigração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobre, vou dar uns toques sobre como ir embora daqui quando estiver por lá, inclusive pra quem não tem as facilidades que tive. Ai é só pesar se vale a pena o risco, e correr atrás.
      Acho que nos próximos 10 anos a Argentina vai melhorar e o Brasil piorar, o que acha?

      Excluir
    2. O Macri é pró mercado, já mandou tudo quanto é comissionado embora, tá tirando os subsídios do setor elétrico, tá corrigindo as contas públicas e deixando os esquerdistas malucos.

      Com certeza em uma década a argentina vai se recuperar e em duas se os argentinos tiverem realmente aprendido que socialismo é retrocesso voltar a ser a Paris da América do Sul.

      Enquanto no Brasil o PT se reelege com suas urnas fraudadas e isso aqui vira uma nova Venezuela/cuba.

      Excluir
  6. Ei CF onde você vai inglês é a lingua principal ou não?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns CF, mesmo que vc não tivesse nenhum bem, já valeria a pena. Sucesso, só de sair já é um grande alavancagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhando em Euro, se tudo der errado fico por lá ilegal o tempo que der. Hmmm, assunto para um post.

      Excluir
  8. Um cara que vá para pro exterior aos 20 e caso volte pro Brasil aos 30, se poupar, terá uma baita patrimônio.
    Bom retorno ao blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas portas se fecham, outras se abrem. Se você fizer isso e trabalhar bastante, ganha bastante dinheiro sim. Conheço gente que comprou apartamento, carro, pagou faculdade, só fazendo isso.
      Quando morei em outro país tinha uns chineses que moravam de bando num cubículo, ganhando em Euro, e mandavam a grana pra casa. Ao voltar pra China estavam milionários.

      Excluir