sábado, 22 de agosto de 2015

Pobretões devem estudar inglês

Saber falar inglês é tão importante quanto saber sua língua pátria. Ela continua sendo a linguagem universal, usada em todos os países civilizados do mundo e creio que vá continuar sendo. Se você acha diferente, aprenda a língua que desejar, mas não deixe de buscar um bom nível de inglês. A vida inteira conheci pessoas que diziam odiar inglês, ou que achavam muito difícil, porém dado que nossa cultura (muito da melhor parte dela) vêm dos USA, isto não justifica. Temos que compreender.

Antigamente até existia motivo para desinteresse, principalmente pra quem era pobretão e vivia no interior, onde só o que tinha era o inglês da escola e o de algumas escolas de franquia que nem todo mundo podia pagar. Hoje, com a internet não existe desculpa, portanto comece salvando nos favoritos o tradutor do Google.

Como eu aprendi inglês

Tive a sorte de, desde minha infância termos o costume de assistir filmes legendados, e de aprender um pouco jogando videogame. Além disso eu sempre busquei traduzir as letras das músicas que escuto, isto ajudou bastante. Quando eu era adolescente fui obrigado a cursar dois semestres em uma dessas escolas de inglês que qualquer analfabeto tira "9.6" em todas as lições do avançado, até que larguei.

Muito bem dito.

Durante a faculdade juntei uma grana pra ir à outro país melhorar no inglês. Lá fora eu vi que o brasileiro sempre acha que sabe tudo, aliás as próprias escolas fazem um desserviço às pessoas lhes dando diplomas de níveis avançados quando na verdade se comunicam como crianças ou debilóides com os estrangeiros. O pior são os brasileiros que vão pra fora e só andam com brasileiros, vão em festas de brasileiros, trabalham com brasileiros, sentam do lado de brasileiros na escola e falam em português o tempo inteiro. Esses só colocam dinheiro fora e aprendem a enquadrar melhor os selfies pro Facebook. Conheci brasileiros lá que estavam no meu nível na escola e moravam a anos no país. Isto é ridículo!

Consegui um emprego em um boteco em um turno, e no outro ia pra escola pra aprender melhor a gramática. Foi uma experiência bastante boa e pouco tempo após ter decido no Brasil novamente, decidi que aqui definitivamente não era mais meu lugar. Na época eu queria me qualificar pra buscar um bom emprego em meu retorno. Se fosse hoje tentaria ficar por lá, mesmo que ilegalmente.


Que tipo cultural você se identifica mais?


Como você pode aprender inglês

Uma coisa excelente que aprendi foi traduzir cinco ou dez palavras por dia, e depois tentar colocar em frases e situações do cotidiano. Assim, seu professor não vai fazer papel de dicionário e perder tempo de aula fazendo trabalho que é seu. Isso vale para muitas outras coisas, pense nisso. Se quiser fazer um curso qualquer, pesquise tudo o que puder sobre o assunto antes de ir nas aulas.

Outra coisa é escolher tópicos como "partes da casa", "situações de trabalho", "comer à mesa", etc. Você sabe como se diz todos os talheres que usamos? Quais são todos os itens do banheiro? As partes do carro? Crie 30 situações do dia-a-dia e estude o que puder de cada uma. 


Agora me escutem com muita atenção.

Mais uma dica que posso dar é o método Arnold Schwarzenegger de praticar qualquer coisa: repita até ficar bom, depois pratique mais. Em sua biografia ele descreve diversas situações onde fez isso, como quando tinha que praticar seu inglês para atuar em filmes ou discurso político, ele lia em voz alta dezenas de vezes o texto e fazia um risquinho até ficar bom. Uma folha que ele apresenta no livro tem vários riscos de caneta das vezes que praticou. Esta dica é muito importante para praticarmos a pronúncia e entonação das palavras. Leia dezenas de vezes em voz alta textos em inglês ou no dia que conversar com um estrangeiro vai soar como retardado.

Mais uma coisa: não importa o quanto você saiba, se não praticar você enferruja. Isto nos afeta muito pois a maioria de nós não tem onde praticar. Mesmo que você tenha amigos que morem em outro país não vai entrar no Skype nunca pra falar com eles. No máximo alguma conversinha escrita.

www.duolingo.com

Estava procurando um curso pra minha esposa e eu voltarmos a praticar e só achei cursos caros, porém ela mesmo lembrou do "Duolingo". Procurei e me cadastrei. O site é totalmente grátis e tem um método excelente. A interface é como um videogame que você vai evoluindo. As lições são curtas e você pratica bastante. Além disso pode traduzir textos na internet em troca de pontos que liberam mais lições.

Comunicação é uma habilidade que devemos desenvolver pro resto da vida. É isto. Você saber inglês provavelmente não vai te trazer um salário mais alto, mas quem não compreender um básico com certeza tem menos chances.



11 comentários:

  1. Eu acompanho um canal no you tube de um cara que se chama Junior Santos, 30 anos, ele mostra seu dia a dia e mostra a realidade dos Eua para quem pretende ir pra lá um dia. Ele mesmo conta que aprendeu inglês na marra quando foi pra lá com uns 20, não tinha essas ferramentas que nós temos para preparação. Colocou a cara a bater.
    É incrível como o inglês abre portas, os eua te dá condição de ser um cidadão melhor, quando eu olho os carros populares dos Eua e preços, penso seriamente e nunca ter carro no Brasil. Imagina só ser um poupador nos Eua, o quanto que não conseguiríamos aportar a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui você é simplesmente massacrado pelo estado, fica quase impossível levar uma vida comum, sem privações, e sair da pobreza.
      Sem inglês uma pessoa não tem chance. Por mais que isso não vá te dar um salário mais alto, são muito menos oportunidades.
      Aprender "na marra" é talvez a maneira mais eficiente. Quando eu tive a oportunidade de sair do país que vi que não sabia nada da língua. Falar inglês com outro brasileiro qualquer um consegue.

      Excluir
  2. Meu método pra não enferrujar é assistir filmes e séries sem legenda e ler livros em inglês no Kindle. O bom do Kindle é que, além de você poder baixar milhões de livros de graça, se você se depara com uma palavra desconhecida basta meter o dedo em cima dela que o significado aparece (desse jeito: http://g-ecx.images-amazon.com/images/G/02/kindle/whitney/dp/uk-kw-features-03._V134401296_.jpg ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei o kindle... Tenho lido livros que baixo em PDF.
      Madruga, adiciona o Duolingo, vale a pena!

      Excluir
  3. Aprender inglês é uma coisa, falar inglês fluentemente com o mínimo de sotaque é outra coisa bem diferente que é justamente o que é praticamente impossível para quem é pobre e nunca saiu do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria que fica anos nas escolas de inglês não consegue ler um texto qualquer com fluência ou assistir um filme sem legendas, ou mesmo entender as letras das músicas que escuta, por pura preguiça. Isso tudo dá pra conseguir sozinho em um ano.
      -
      Existe um mal-entendido em aprender inglês e não ter sotaque. Sotaque todo mundo pode ter, um problema que o brasileiro tem é a pronúncia errada mesmo. 99 a cada 100 não sabe pronunciar palavras que terminam em "ed", diferenciar f de th, usam fonemas a mais, etc, ou seja, podem até compreender alguma coisa mas não sabem se comunicar nem pra salvar a vida.
      É inadmissível saber inglês e ter a mesma competência pra se comunicar que um cara que não sabe quando precisar usar.
      -
      Hoje em dia a mensalidade de uma dessas escolas é de 150~200 reais e intensivo uns 500 paus. Todo pobretão tem acesso à internet, portanto pode estudar de graça! O que critico é que pra muitos é possível pagar este absurdo, mas não juntar a grana pra ir pra fora (ou fazer outra coisa com ela).

      Excluir
    2. algumas palavras como fifth, sixth.. etc eu nunca consigo pronunciar correto(sixth= "sixf") já algumas que terminam em ED mudam a pronuncia
      (walked="walkt")

      Excluir
    3. Walked para walkt é por causa dos britânicos é igual a pronúncia de Island que vira i land é por causa de sua origem. Aprendi no duolingo com o pessoal hahahaha.

      O pior que numeral também tenho dificuldade. Tudo por preconceito de falar com a lingua entre os dentes. Acho muito estranho.

      Excluir
    4. Esse é um tema que eu venho prestando atenção. Nós temos vergonha de fazer muitas coisas do modo certo, como se fosse antiquado.

      Excluir
  4. A falácia dos cursos de MBA é a mesma dos cursos presenciais no Brasil. Fiz 5 anos na (desgraça) da Fisk e nao aprendi porra nenhuma, dinheiro jogado fora literalmente, hoje faço Duolingo a 1 ano e aprendi mais do que o presencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que, como eles sabem que 99% das pessoas nunca vai usar inglês além do nível que se pode aprender sozinho, quanto mais eles enrolarem melhor.

      Excluir