terça-feira, 18 de agosto de 2015

O poder dos relacionamentos

Enquanto tem aparecido na mídia mais um papo furado do tipo "pós capitalismo", "terceira via", chamado "economia colaborativa" que não passa do clássico conceito capitalista da sociedade anônima: associar-se com pessoas sem qualquer pretensão além de diluir riscos e buscar lucro, junto ao conceito de divisão do trabalho (cada um faz o que fizer melhor), ou seja, nada de novo, a poucos dias Donald Trump foi questionado porque dava dinheiro para vários políticos (os quais ele mesmo criticava). Ele respondeu que era simples, dando dinheiro pras pessoas elas faziam qualquer coisa que ele pedia.

Tão importante quanto conhecimento e dinheiro são as pessoas com quem nos relacionamos. Nosso sistema sócio-político é podre e corrupto e pessoas sem amigos são pessoas sem poder político e realizam qualquer coisa com maior dificuldade, seja pagando mais caro em uma loja ou tendo dificuldades em conseguir um documento na prefeitura.

Ter bons relacionamentos é a chave para o sucesso. Com isso você consegue as melhores coisas da vida. Sem isso, não se chega nem na esquina sem dinheiro. Você literalmente vai pagar mais caro por não ter amigos. Trabalhei em uma empresa onde se investia muito em marketing de relacionamento e isto impactava de maneira bastante positiva nas vendas, apesar de ser trabalho de longo prazo.


A Friboi é "amiga" até de vegetarianos.


Não sou o Roberto Carlos pra ter um milhão de amigos, mas descrevi abaixo alguns setores onde é bom ter contatos. Todos eles lhe poupam dinheiro e tempo.

CLASSE
EM QUE AJUDAM
Mecânico
Quem não conhece nada de mecânica (como eu) é presa fácil para vagabundos e golpistas deste setor. Sempre leve qualquer veículo a um mecânico de confiança antes de fazer negócio, e consulte vários antes de comprar um novo.
Encanador/Eletricista
Dão dicas boas e ajudam em pequenos reparos.
Médico
Toda família deve ter um médico por perto para verificar possíveis perebas e doenças sem muita burocracia. Com o advento das novas tecnologias, dá pra mandar fotos e descrever que o cara te dá uma mão até pela internet.
Advogado/Juiz
Vivemos em uma sociedade de pessoas que vivem de processar os outros, portanto ser amigo de um juiz é muito poderoso, e advogados fazem qualquer coisa por dinheiro e podem ajudar a se livrar de enrascadas.
Delegado/Policial
Não gosto de policiais, mas é sempre bom manter-se dentro da lei e ter boa relação com essa gente. Muitos deles respeitam carteiradas e não abusam de quem tem amigos.
Podem prover informações importantes.
Contador
Bons contadores previnem muita dor de cabeça e ajudam a escapar de impostos desgraçados.
Engenheiro civil/pedreiro
Ajuda a orçar, assinar, vistoriar e acompanhar projetos.
Açougueiro
Meu pai dava uma garrafa de whisky no natal pro açougueiro de um mercado perto de casa e parecia valer a pena (não subestime ninguém).
Gerente de banco
Nenhum deles é seu amigo, mas ter boas relações fazem diferença se precisar financiamentos.
Caras de prefeitura/cartório
Este tipo de contato geralmente lhe poupa muito tempo resolvendo problemas horríveis através do telefone.
Veterinário
Antigamente os bichos só viviam e morriam. Hoje existem procedimentos que só o veterinário pode fazer.
Dentista
São importantes para descontos.

Claro que não se deve ser amigo porque alguém é ou deixa de ser algo, até porque qualquer pessoa de profissão menos poderosa também pode ser de grande ajuda ou ter seus próprios bons contatos. Um biólogo pode ajudar a emitir qualquer coisa pra que você não seja multado ao cortar árvores em um terreno, por exemplo.

Somente este ano, perdi a conta de quanto dinheiro poupei por ser auxiliado por meus amigos em problemas comuns. Logo vou ter que pintar a casa e não vou ter que contratar pintores, só isso já trás muita satisfação. Na questão da imigração nem se fala... Porém, ter amigos não lhe isenta da obrigação de estudar.

Até a próxima.

7 comentários:

  1. Muito bem observado C.F

    Eu penso da mesma maneira. Meu pai me dizia que contato em certas ocasiões valem mais do que dinheiro. Ele estava certo! Eu já participei a alguns anos atrás do meio político da minha cidade e neste tempo conheci e fiz amizade com pessoas importantes e estas no decorrer do tempo me ajudaram a resolver muitos problemas. O difícil é se aproximar destas pessoas, não dá pra chegar nelas assim do nada e já querer ser amigo, tem que ter algo em comum para puxar assunto e se aproximar devagar. Eu por exemplo quando tenho interesse em fazer amizade com alguém uso desta estratégia. As redes sociais são um ótimo exemplo pois lá você sabe onde a pessoa frequenta, do que ela gosta e como é a vida social dela. Na empresa onde eu trabalho por exemplo o gerente não era de muito papo comigo, logo tratei de descobrir do que ele gostava e vi no facebook que o cara era vidrado em fazer trilha de moto, não deu outra, cheguei no cara como não queria nada, puxei um assunto aqui, acolá e fui conduzindo o assunto até chegar em moto de trilha uhahhahus.Foi incrível como a nossa conversa deslanchou de uma hora para outra, kkkk sério cara, foi uma experiência que comprovei na prática pois funcionou muito bem. Hoje temos muito mais proximidades e o sujeito até se prontificou a me ajudar em algo na empresa caso eu precisasse, coisa que nunca tinha acontecido antes.

    Quem tem contato tem tudo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O homem rico é o que tem amigos poderosos". Não tem como fugir disso. riqueza é feita de cultivar boas relações.

      Excluir
  2. CF, muito bacana seu post, hoje em dia chamamos essa proximidade de Network, no qual, sem ela nao conseguimos praticamente nada, pois, tudo depende da famosa "ajudinha", "camaradagem" QI-Quem Indica" no mundo, nao é só no brasil, no exterior é pior ainda, pois nos paises mais desenvolvidos, para voce ter proximidade com outra pessoa, tanto no ambito pessoal, como profissional... Voce tem que ter algo em comum para ter um início de conversa amigável.

    Amigos, tudo é um jogo de interesse e segue a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente sem ajuda ninguém sai do lugar.
      Matheus, você sempre apresenta comentários sensatos, já pensou em fazer seu blog? Seria uma boa aquisição na blogsfera.

      Excluir
    2. Caro amigo CF, estou pensando seriamente em entrar para a turma do blogsfera, o que me incomoda são os haters, essa raça desgraçada que só sabe "gorar" a vida alheia. Mas obrigado pela idéia, estou analisando e se der tudo certo no início de setembro inicio.

      Excluir
  3. Contatos com professores ajudam também. Pra quem quer um concurso público por exemplo, sempre tem aquele professor da faculdade que é concurseiro.

    ResponderExcluir