quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Minha experiência com um MBA

Estava dando uma lida nos livros do curso e pensei em fazer este post.

Como sou o exemplo literal do que o Robert Kyosaki descreveria como "filho pobre". Fui treinado para ser um macaco adestrado, portanto desejava ter um MBA desde a faculdade. Os dois filhos do diretor de uma empresa em que trabalhei tinham MBAs fortes, dentre outras pessoas que sempre vi decidirem a vida e a morte dos pobretões com um simples telefonema e isso era muito legal.

Eu continuava em um péssimo perfil para MBAzeiro. Não tinha cargo de gerencia, sem carro, celular da idade da pedra, etc. Porém me sentia jovem e dei um jeito de me matricular num curso bem respeitado por ai, pelo menos eu acho.

Conhecimento é muito importante e eu gostei bastante do que aprendi. O conteúdo dava de 10 a 0 no que eu tinha disponível na faculdade. O conteúdo das universidades é muito dissociado da prática e a metodologia antiquada. Além disso o nível das universidades é tão baixo que qualquer um se forma só indo na aula.

O problema foi que olhei ao meu redor e vi um bando de caras iguais a mim. Os colegas eram só uns escrotos com cara de empregado também. Provavelmente a maioria deles ganhava mais que eu, mas estavam todos comprando o diploma, dos mais novos aos mais coroas. Fiz algumas poucas matérias e decidi investir em outra coisa.

As vezes precisamos do diploma, as vezes não, depende de muitas circunstâncias, mas foi nesta época que me dei conta dos ensinamentos do Pai Rico Pai Pobre sobre aquela coisa toda de estudar e trabalhar para ficar rico ao invés de para deixar alguém rico, e naquele momento eu estava com o mindset de empregado, portanto não era o melhor momento para um curso destes.


Todos clones da Matrix.

Nunca parei de estudar por conta própria e creio que o que me falta pra ser um mestre em business é empreender. Business é mão na massa. Abrir uma barraquinha qualquer coisa lhe dará mais conhecimento que uma faculdade e uma pós graduação juntas.

Onde um MBA é interessante?

Na minha opinião o MBA é um curso complementar pra quem é empreendedor, não pra quem é empregado. Pra empresários ele pode dar um turbo. Pra empregados eu sugeriria alguma pós graduação à distância, bem mais barata. Também aconselho a quem quer fazer qualquer curso a juntar toda a grana e negociar o preço à vista, se possível.

Pense nisso antes de cursar MBA!


14 comentários:

  1. Grande CF! Parabéns pelo post, Texto ótimo e realista!

    Vou contar um pouco da minha visão e vivência sobre MBA.

    Me formei em 2008 e ADM, e no último período da graduação fui seduzido a fazer um MBA (para ser o fodão, sair da FACU já cursando um MBA pra ter status) na mais renomada escola de negócios do país,a FGV, fiz curso de Finanças e Controladoria, naquela época já aplicava na bolsa e em renda fixa. O Curso era de 2 anos, passou 6 meses... 1 ano... 1 ano e meio.... Parece que nao tinha aprendido porra nenhuma, professores que diziam ser Doutores/PHD e o caralho a quatro apenas enrolando e fazendo a galera ler revistas de negócios para no final do módulo montarmos um estudo de caso!!??... Ah... Vai tomar no Cú... Como faltava pouco tempo para acabar aquela merda e já tinha jogado fora (investido) quase 30k naquilo, finalizei... Mas te digo, é PURO MARKETING, MENTIRA, CONVERSA PARA BOI DORMIR E DAR AO ALUNO STATUS E um BOM CURRÍCULO, pois, conhecimento voce nao terá com MBA/Pós/Mestrado.... Pode ter certeza disso.

    Hoje faço um pela internet com mensalidade de 50,00 reais (isso mesmo) em gestão de pessoas, pois, a empresa e o cargo que estou me obrigam a ter este curso. E o que mudou? Nada, simplesmente nada... Material de leitura e prova on-line, nada de professor Doutor que só está ali de enfeite... Para quem quer entrar nessa, pense, mas pense muito... Pague uma mais em conta que dará o mesmo currículo e conhecimento se adquire com o dia a dia na vida, tomando porrada de tudo e todos... Conheço pessoas apenas com o primário que dão aulas de administração e são pessoas que ficaram ricas apenas com uma idéia e força de vontade. Vamos parar de ser bestas, gastar grana a toa e vamos viver mais a vida, aprender com os mais velhos... Não preciso de um Doutor para me ensinar nada! Pronto falei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa merda é uma verdadeira indústria de inúteis com um canudo. Se eu pudesse voltar atrás teria feito até a faculdade 100% online.

      Excluir
    2. Matheus, também achei fraquíssimo o MBA da FGV que fiz. Pra mim a FGV tá trocando o bom nome dela pela fortuna que ela tá ganhando com a venda desses MBAs superficiais Brasil afora.

      A maioria dos professores pareciam dominar bem o conteúdo e tinham ótimas qualificações acadêmicas, mas não adianta nada botar professor de alto nível pra falar falar de um conteúdo gigantesco em pouquíssimas horas de aula.

      FGV ainda tem bom nome e o diploma dela fica bonito no currículo, mas vamos ver até quando esse bom nome vai durar...

      Excluir
  2. Ótima visão C.F

    Eu estava fazendo MBA e parei no meio do curso, consegui perceber a perda de tempo que era fazer aquilo e parei, nem quis terminar. Não é a toa que cada vez mais crescem o número de instituições particulares por todo país. Isso é uma máfia de ganhar dinheiro, nada mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que você comentou que estava cursando. Acho que 99% desses cursos não agrega porra nenhuma, senão proibiriam pobretões como nós cursa-los. Quer dizer, conhecimento é sempre bem vindo, mas em primeiro lugar essas instituições são negócios.

      Excluir
  3. Essa questão educacional é muito abrangente. Tem muita coisa envolvida e não tem haver apenas com especialização ou MBA, mas também com cursos técnicos e superiores.
    Até pouco tempo atrás ouviamos e viamos pela mídia que o "negócio" era fazer curso técnico, mostrando exemplos de pessoas que haviam feito cursos técnicos e ganhavam 4, 5k, porém não davam tanta enfase em dizer que nesses casos as referidas pessoas tinham outros atributos como: Experiência no trabalho, tempo de casa, cursos complementares etc.
    No meu ponto de vista qualquer pessoa que quer fazer um curso seja qual for tem dar uma boa peneirada no que há disponível e ter metas realistas.
    Não é fácil ganhar salários acima de 3,5 k especialmente quando se está em início de carreira salvo poucas exceções.
    Deve-se também olhar com muito critério essa grande leva de cursos sejam especializações ou técnicos e até superiores de curta duração que formam em diversos tipos de Gestão, pois corre-se o risco de se investir tempo e dinheiro em algo que não trará retorno.

    ResponderExcluir
  4. Onde eu trabalho, uma funcionária que está fazendo pós ganha 1,6k, há outros que estão lá há 7,8 anos, que ganham 1,3k, 1,8k, por ai, não há plano de saúde, somente convenio com farmácia.
    Sinceramente pra mim olhando o histórico da empresa, é mais válido focar em concurso público, por exemplo, do que tentar pós pra ganhar aumento onde eu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que um MBA ou mesmo uma pós pouco vai somar em valor pro dono da empresa, que já paga impostos demais pra dar aumento pra qualquer um. Qualificar-se pode trazer danos desde que o profissional cada vez mais agregue valor a seu trabalho. Por isso pedreiros ganham mais que funcionários de escritório, por exemplo. Concurso público geralmente compensa, pois no Brasil funcionários públicos não ganham aumento por produtividade, ganham por fazer greve.

      Excluir
  5. Se vc tem muito interesse em empreender, faço o curso Empretec do Sebrae. Esse vale muito a pena. Foi o melhor curso de empreendedorismo que já fiz. Ele parece ser um pouco caro a primeira vista (quando fiz foi R$ 900), mas vale a pena cada centavo, sem contar q vc pode recuperar essa grana, ou até mesmo ganhar mais q isso, no decorrer do curso.

    Buda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Buda, já me recomendaram este curso e eu com certeza o faria se fosse continuar no país. Continuo estudando diversas matérias da administração de negócios, diariamente, por conta própria até decidir.

      Excluir
  6. Esses dias estive pensando em fazer um mestrado em umas das federais daqui do RJ. Elas andam vendendo currículos do mesmo jeito que as particulares.
    A diferença que penso em fazer o mestrado apenas para continuar formando outros otários e ter uma estabilidade, professor universitário não ganha mal e fazendo o seu, ninguém te enche o saco.
    Pode dar aula só de slides, passar filmes como se fosse conteúdo e ninguém te perturba já que é a sua metodologia.
    Fui procurar a fgv para um mba quando eu vi suas aulas experimentais eu corri fora. Um preço absurdo para matéria tirada da internet, kct vão enganar outros chimpas, eu não. O mais engraçado é que não conseguiram formar turma para arrancar mais dinheiro de lascados hehehehe.

    Ah pagando a prova do anpad você pode fazer o doutorado sem ao menos fazer o mestrado (nas federais isso).

    Tá tudo errado nessa bodega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu era criança surgiram com esse negócio de fazer doutorado sem ter mestrado. Isso aqui é um comércio desgraçado...
      Se tiver a chance continue estudando, principalmente se for de graça. Não tem porque não aproveitar.

      Excluir