quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Cultivar sua própria comida e produzir energia

Uma das coisas que mais causa dor e destrói o patrimônio do brasileiro é ir ao mercado em busca de alimentos. A vida moderna nos colocou à mercê de cartéis e grandes de corporações protegidas pela regulação estatal e a inflação torna a vida dos pobres horrível mês após mês.

A poucos anos as pessoas podiam criar animais e cultivar uma horta no pátio em qualquer lugar. Hoje, este privilégio é apenas de quem mora nos bairros afastados das cidades do interior. Nas cidades grandes não só o preço dos imóveis é muito alto, mas a falta de espaço, e a regulação (não se pode mais criar animais para abate na área urbana) torna quase proibitivo cultivar seus próprios alimentos.


Que legal seria ter um espaço destes pra plantar.


A algum tempo assisti um documentário interessante sobre empresas comprando os terraços de prédios em Nova York e Londres para instalar estufas para verduras. Estas empresas estavam ganhando milhões vendendo alimentos orgânicos onde os outros só viam espaço inútil!

Pesquisei por aí e vi que já existem muitos entusiastas da ideia. Aproveitar pequenos espaços é providencial para pobres, e traz muita qualidade de vida.


Horta vertical.

Veja aqui as estações que vários vegetais para planejar sua alimentação ou até plantio.


Fazendas em terraços são o futuro.


Outra coisa que eu faria se fosse possível é um viveiro para galinhas. Minha esposa trabalha na indústria de alimentos e ela é podre. Sério, podre. Não vou descrever neste post o filme de terror que é esta indústria para os leitores não vomitarem ou ficarem ainda mais revoltados com as práticas comuns para roubar o consumidor. Em síntese nada de novo: consumimos lixo no Brasil, e pagamos o triplo por ele.


Carne e ovos.


Tem essa e outras maneiras de fabricar ração e criar animais em videos do youtube que gosto de pesquisar. Trabalharia sem problemas em uma chácara, cuidando de minha vida tranquilamente. Infelizmente fui me afastando disso.

Existem pessoas que criam peixes como a tilápia em caixas de água e piscinas. Gosto muito da ideia.

As vezes fico observando o apartamento em que moro e outros que entro, buscando maneiras de aproveitar o espaço e as vezes até rabisco umas plantas pensando em como eu faria uma casa legal.
Por exemplo: minha casa poderia ter o teto mais baixo, ou mais alto com um mezanino, uma área coberta para secar a roupa, um armário embaixo da escada, talvez um flat sem paredes, cozinha americana, etc.

Não preciso de uma casa grande, desde que não tenha vizinhos.


Na verdade vou levar no e-mail várias delas para o país que estou indo e nos próximos anos construir uma.

Mais um assunto que me interessa são as novas maneiras de gerar energia, como movimento das ondas, vento, e principalmente a solar, que está se desenvolvendo e se tornando mais barata. Os países desenvolvidos estão investindo muito (na verdade os indivíduos que não sofrem com regulação estatal) em energia solar e pretendo fazer o mesmo pois gosto da ideia do minimalismo (longe de mim propor algo para os outros).

A verdade é que ser minimalista se confunde com sobrevivencialismo em alguns pontos porque ambos buscam ser mais independentes do sistema. Um por meios práticos e outro por crença na possibilidade de um holocausto. Claro que saber montar um abrigo, fazer fogo e limpar água, primeiros socorros, dentre outros conhecimentos de sobrevivência são sempre bem vindos.

Penso que com o barateamento e propagação da tecnologia (efeito do capitalismo) possamos fazer hortas até mesmo embaixo dos prédios (imagine um estacionamento) que as plantas se desenvolvam com lâmpadas especiais, e usemos mais energias alternativas, muito mais baratas para as grandes cidades.

O melhor é que isso tudo já é realidade. Para fazermos um mundo melhor basta que os governos não se metam na vida das pessoas.

Boa semana!
CF

6 comentários:

  1. Casa pequena é o que há! Eu moro em um apartamento de 55m2 e já acho grande. Tô sempre olhando sites que mostram como organizar lugares pequenos, as melhores forças de montar o espaço e tudo mais... (a propósito: http://intentionallysmall.com/).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também moro em um de 55m² com a esposa e acho que se eu me livrasse de algumas coisas inúteis e ele fosse melhor dividido, seria até grande demais. Já morei em casas maiores, com 80, 100 metros e só serviam pra encher de entulho.
      Gostei da dica do site, vou dar uma garimpada nos relatos.

      Excluir
  2. Sabia escolha conhecimento financeiro!
    O corporativismo fode o mundo desde de sempre o livre mercado nunca existiu de fato.
    A falha crucial do capitalismo foi se basear no extrativismo e não na economia cíclica.
    Aguardo melhoras em nossas vidas alimentação etc por meio de novas tecnologias open source, obviamente que o estado vai querer intervir!
    Também sou do tipo simples, não quero Ferrari nem baladas! quero apenas paz de espírito, boa comida e qualidade de vida.
    Até mais meu caro amigo e continuo com as ótimas postagens.





    ResponderExcluir
  3. Cara eu moro em um lugar de uns 57,58 m2, temos um lugar onde daria pra fazer uma horta, é uma pedaço de concreto, "uma fatia" no chão, do lado de fora, só se precisaria cuidar pra nenhum vizinho de cima jogar lixo pela janela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mora no térreo? As pessoas são mal educadas, jogar lixo pela janela é muita falta de respeito. Talvez falar com eles adiante, mesmo assim você pode ter que limpar diariamente. Pense em alguma alternativa que se encaixe ali, como tomate, berinjela, maracujá, pimenta... Alguma coisa deve dar certo.

      Excluir