quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Preciosismo não ajuda nos investimentos

Esta época é propícia para que apareçam dezenas, talvez centenas de zé ruelas dando pitacos sobre os rumos da economia brasileira e do resto do mundo. Estes gênios falam com propriedade, do alto de seus empregos nas maiores consultorias e veículos de comunicação especializados em finanças do país, e claro, dependendo da profundidade da profecia, não esquecem de colar o textinho "blablabla investir envolve riscos blablabla", já que ninguém adivinha nada.
 
 
O mundo ia acabar no ano 2000...
 
 
Todos os dias pipocam notícias sem importância alguma com previsões sobre o PIB, SELIC, Dólar, Bovespa e o que mais o freguês quiser se impressionar lendo. O que antes era exclusivo a pequenos grupos especulativos, presidente da república ou algum ministro mentindo na TV, migrou naturalmente para a internet, onde todos nós temos voz.
 
O que tem me irritado é ver vários analistas coadjuvantes dando sua opinião no mesmo veículo:
"Pafúncio da Silva diz que o PIB vai subir 0,2%. Já Madre Tereza diz que será 0,9%".
 
Este é um novo tipo de "disclaimer" pra poder manter o status de confiável, já que se eu disser que se o PIB vai variar entre -5 e +5 automaticamente acertei.
 

O pior é que pra dar esses palpites o cara tem que se tornar profissional da área, decorando um monte de baboseira e passando nas provas pra analista que tem por aí, senão a CVM ou alguma entidade por ai te pega.
 
Estudar tendências é interessante, mas nada substitui estudar os fundamentos seja lá do que for. É lá como o Barsi diz, eu não conheço analista rico.
 
Eu até escuto o que caras como o Ricardo Amorim e o Gustavo Franco tem a dizer, pois diferentes dos bundões, eles não te atiram pro moedor. Preciosismo não adianta de nada em lugar nenhum. Nem em investimentos nem na vida. Temos que ser práticos.
 
Tenho um amigo que nos últimos anos comprou produtos recomendados pela corretora e até que se saiu bem... Agora está com vontade de dar um passo além e adivinhem no que o cara se foca? Analisar fundamentos, investir em valor? Que nada, todo dia aparece um método que o cara tal usou e ficou rico, um produto tal que paga 0,x% a mais, e as malditas previsões que apontam que os juros estão caindo e ele está sendo feito de bobo e vai perder dinheiro se não agir rápido.
 
Investir é complicado tanto quando você segue as dicas de alguém e se dá mal, porque ai quer largar o mercado, quanto segue e se dá bem, pois fica viciado em girar e achar o que ninguém achou ainda.
 
Investir não é, nem tem que ser ciência de foguete.
 
 

21 comentários:

  1. Olá CF!

    Investir eu acho até bem simples agora: Recebo o salário e rendas, o que sobra, aporto. Diversificando, claro.

    Antes eu era assim, compra aqui, vende ali após ler uma notícia, depois recompra mais barato, faz o trade, puxa vida, e no fim das contas era eu estressado e meu patrimônio não subia nada (na renda variável).

    Estes analistas são assim: Todos fazem as suas previsões. Aquele que deu a sorte de acertar, vira o “messias”, aí o rebanho segue, até a próxima previsão que não se concretiza, e o rebanho passa a seguir o outro novo “messias” que acertou na cagada rs.

    É assim o mundo financeiro rs

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mercado premia os preguiçosos, vomo você disse um dia. Esse negócio de girar patrimônio é a maior furada. Esse meu amigo está abrindo os olhos e começou a me contar dos assédios que tem sofrido de uma das maiores corretoras do país.

      Excluir
  2. Pretendo ingressar na renda variável, mas tenho analisado o conteúdo dos colegas de blogs e aprendido com suas experiências.
    Espero ter tranquilidade para operar e prosperar.
    Te adicionei ao meu blogroll, se puder fazer o mesmo agradeço!
    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola lorde das moedas, escreva mais alguns posts que te adiciono sim.
      Para entrar na renda variável o ideal é entrar devagar, com aquele dinheiro que você não vai se importar em perder. Estude sobre análise de fundamentos das empresas. Com relativamente poucos dados você se afasta da manada perdedora.

      Excluir
  3. Isso ae... Investir pode ser bastante simples... Também não vejo motivos para buscar estratégias complexas, cheias de nuances...
    Sobre as profecias, os sardinhas gostam... Eles não se sentem seguros ao investir até que um "guru" diga que é um bom investimento... Pode ser um sardinha bem informado, que faz suas análises... Normalmente eles buscam a aprovação de seu profeta preferido... Fazer o que né? rsrsrsrsrsrs

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser humano é preguiçoso... prefere passar os dias vegetando assistindo a opinião de youtubers que passar o mesmo tempo estudando. Fazer o que?

      Excluir
  4. C.F.
    Dizem por aí que a melhor maneira de investir é você ler as opiniões do infomoney e da revista Exame e fazer exatamente o contrário, hahaha
    Se deu certo, o momento já passou e agora não funciona mais. Ou simplesmente é matéria comprada pra fazer as sardinhas se ferrarem.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem li uma matéria dizendo que a inflação ia despencar e os juros também e me cheirou à matéria paga pelo governo. O mesmo veículo vinha atirando pro outro lado um dia antes.
      Primeiro que ninguém sabe ao certo o que o governo vai fazer...depende de um monte de dados (pra não dizer interesses). Segundo que é difícil termos inflação (real) baixa com a economia em ruínas e os juros diminuindo pra aumentar o crescimento.
      Me parece um truque do governo pra diminuir a dívida interna, porque inflação real deve se manter alta.

      Excluir
    2. Sim a intenção do governo é exatamente essa, diminuir a dívida interna. Grande parte do PIB brasileiro é consumido apenas para pagar o rolamento de dívidas. Pagando menos juros, pega-se grana mais barata, mas será que as pessoas irão continuar comprando TD com taxas menores? Eu acho que não. Ou o governo faz um bom pacote de austeridade ou a situação fica mais feia ainda para os brasileirinhos, pois como de costume quem sempre paga no final é o pagador de impostos.

      Abraços!

      Excluir
  5. Então estão muitos otimistas e de fato nada mudou, teremos muitos tiros de canhões antes de tocarem os sinos

    ResponderExcluir
  6. Salve, C.F.! Gostei muito do penúltimo parágrafo. O que mais dificulta o aprendizado é quando acertamos uma operação que tem retorno negativo se replicada várias vezes, geralmente o sujeito começa a replicar a operação por causa do sucesso inicial e acaba mal.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a maior armadilha, a falácia do apostador, achar que um resultado vai se repetir, principalmente com expectativa negativa! Longo prazo = ferro.

      Excluir
  7. Perfeitos os comentários!

    As pessoas não desejam estudar nada, querem tudo de mão beijada. Participo de alguns grupos de discussões no Facebook sobre investimentos e a grande maioria das postagens são do nível "O que é melhor aplicar hoje?", sem nenhum tipo de ponderação. Variáveis zero.

    E isso acaba fazendo a gente desistir de participar, ajudar os reais interessados e que precisam de ajudas mais específicas. Acabam pagando pelos tontos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Só que Gustavo Franco (a mente por trás do Plano Real) >>> abismo >>> Ricardo Amorim (IBOV a 200 mil pontos)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. E os famosos "gurus" atacam novamente... Admito que lá atrás, no meu inicio na bolsa, cheguei a dar atenção a esses caras (sim, tenho vergonha disso) Ainda bem que sempre avaliei risco, se não, acredito que não teria nada hoje.

    Meu amigo caiu recentemente no conto dos gurus. Aportou em OGX na esperança que saísse a Rec Judicial...

    Espero que a galera aprenda a não dar atenção a esses caras...

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Ola meu caro.
    Oq quis dizer com "eles mao te atiram pro moedor". Achei contraditorio... Pois foi justamente oq esses caras, principalmente o ricardo amorim, fizeram no boom imobiliário e das comodities.
    Abraco.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, fugir de quem afirma o que vai acontecer na economia! Esse tipo de coisa assusta! Mas não da pra negar que acaba preenchendo o vazio do não saber! hahaha
    Abraço

    ResponderExcluir