domingo, 27 de novembro de 2016

Missão cumprida. Imóvel vendido!



Bem amigos, em setembro de 2015 eu havia prometido construir ou reformar uma casa popular e vender no período de 12 meses. Mês passado vendi (assinamos o contrato), este mês a caixa aprovou o financiamento e em dezembro recebo se tudo der certo.

Ao todo (imóvel + taxas + reparos) gastei cerca de 70k. Como disse, preferi começar acanhado neste ramo de leilões e venda direta. Para quem quiser saber mais sobre o assunto busquem meus posts mais antigos.

Mais do que o dinheiro fica o orgulho de ter tido coragem de estudar o ramo, falar com diversas pessoas do ramo, e ter as bolas pra entrar nesse suposto campo minado. Oportunidades não caem do céu, tem que atravessar a cidade a pé, falar com gente chata, gastar dinheiro, negociar e meter a mão você mesmo quando preciso.

Consegui. O kitnet que adquiri foi vendido. O lucro foi um pouco mais de 16% em 12 meses, o que eu considero baixo nesta modalidade, mas acabei baixando o preço pra vender logo (lembrem que estou longe do Brasil).

Para fazer dinheiro você precisa correr atrás. A natureza do homem é ser pobre e viver de esmolas ou comendo carniça e vagando como um nômade enquanto se abriga em cavernas e passa frio. A única coisa que muda esta situação e verdadeiramente cria riqueza é a ética capitalista de trabalho.

Quis provar para mim mesmo mais uma vez que, após poupar quantia suficiente, com certo esforço você consegue multiplicar seu capital e meu foco foi o trade de imóveis (house flipping).

Deu certo e estou 12 mil reais mais rico (desconsiderando a inflação).
Na renda fixa rendendo 1% ao mês eu teria uns 7 ou 8000 de renda bruto, e na poupança eu teria... Sei lá, quem usa isso?

E agora é hora de partir para a próxima, construir em dois terrenos que possuo em uma cidade do interior. Mesma estratégia para cada uma delas: um ano do início da obra até a venda do imóvel.

Infelizmente não posso pensar nisso agora. Minha esposa e eu estamos 100% focados em nossa jovem empresa e não posso dar muitos detalhes em razão da privacidade.

A única coisa que digo é, nunca mais serei empregado na vida. Prefiro comprar um kit de pitura, umas chaves de fenda e um serrote, mandar fazer uns cartões de visita e ser dono da minha vida.

Até a próxima, até o milhão e além. 

32 comentários:

  1. Excelente, CF, muito bom! Estou, ainda, estudando esse mercado de construções e imóveis.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcelo,
      Os melhores investimentos sempre foram e sempre serão imóveis e empresas. Boa sorte e um abraço

      Excluir
  2. Muito bom,CF! Já pesquisei bastante sobre leilão de imóveis, mas parece q quanto mais eu leio mais dúvidas eu fico. O medo de dar errado supera a chance do retorno alto. É um ramo muito bom, mas com muitas cascas de banana. Vc e o Soul são os experts no assunto.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou expert. Na verdade eu decidi ir em frente pois se você tem informações demais acaba paralisado. Como você disse são muitas nuances, mas creio que só se aprende a resolver se elas aparecerem na prática.

      Excluir
  3. Muito massa CF, parabéns!!
    Vou acompanhar seu blog, quem sabe eu não me interesse pelo ramo.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, CF!

    É isso aí, você mesmo fez dinheiro, não foi nem os outros que o fizeram (juros compostos), mas você próprio!

    Espero que sua empresa prossiga. Mas te fazendo uma pergunta, quanto se gasta, mais ou menos, para abrir uma pequena empresa no ramo de alimentação em Portugal? Você acha que é muito mais cara que no Brasil? É que em Portugal o turismo é muito forte e o poder de compra também, além do território menor (o que aumenta a disputa por pontos de estabelecimentos), logo, os custos de se abrir uma empresa devem ser maiores, não?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende da empresa que você quer e da região do país, visto que aqui é muito barato alugar um espaço no interior e quase impossível achar espaço em Lisboa.
      Não conheço muito do ramo de alimentação, mas não acho que os equipamentos (tirando forno) sejam muito caros. O mais caro é decoração mesmo, e ter empregados, porém o retorno pode ser alto já que todo mundo aqui toma café e come doces o dia inteiro nas padarias.
      Eu acho que no Brasil é mais barato abrir para os brasileiros em razão do câmbio. A aposta é muito alta atualmente e não sei se a teria feito se tivesse consciência doa custos envolvidos.
      Agora que o PT saiu do poder o Brasil tem chances de se tornar habitável novamente.

      Excluir
    2. Entendi, CF.

      Eu sempre achei interessante devido ao turismo, que cresceu muito em Portugal. Ah, e como gosto bastante da terrinha... só não vou para ela por causa da alta do desemprego, por enquanto, financeiramente, compensa mais continuar na posição que estou, mas pretendo um dia sair do Brasil.

      O ruim de se abrir uma empresa no ramo de alimentação no Brasil é a instabilidade da economia, parece-me que não há forte demanda fora dos Fast Food's, e quando uma empresa do ramo atua, ou tem de ser para clientes com alto poder aquisitivo - restaurantes - ou para o povão/classe média. Queria algo que todos, principalmente classe média A e B, pudessem consumir tranquilamente, mas sem ser Fast Food. Em Portugal isso é mais comum devido aos custos baixos, o que influencia nos preços e faz com muitos tenham condições de comprar.

      Excluir
    3. Abrir empresa no Brasil exige muita coragem. O Brasil odeia pequenos empresários, só gosta de socialistas canalhas e "amigos do rei".

      Excluir
  5. Parabens pela venda CF

    No proximo post vou falar disto com uma possibilidade de ter o proprio negocio, uma ideia simples e que funciona no ramo da pintura.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      No aguardo pelo seu post. Incentivar a abertura de negócios é fazer o bem para a humanidade. Se eu soubesse o que sei a 10 anos atrás, teria ido trabalhar com construção e reformas sem nem pensar.

      Excluir
  6. Grande Conhecimento, fico feliz por você. Fico até animado de tentar uma façanha dessas, mas aqui em minha cidade (como na maioria ) o estoque de imóveis está tão alto que desanima.

    Mais uma vez parabéns e muito sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem oportunidades, rato. Com ou sem estoque, imóvel é pedra e aço. O resto é papel.
      Obrigado amigo.

      Excluir
  7. Parabéns C.F.!

    Ansioso por novidades!

    Abraços e sucesso financeiro!!

    ResponderExcluir
  8. Olá CF!

    Muito Legal sua iniciativa! Parabéns!

    Eu estou estudando um negócio e pretendo dar as caras ainda esse ano. Não é um negócio que dá para eu abondonar meu emprego, mas já é uma grana extra! Logo contarei detalhes em meu blog! Se puder passe lá! => http://investidoringles.blogspot.com


    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Grande CF,

    Parabéns por mais essa conquista!

    Estamos aguardando as suas novidades diretamente da terrinha...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, CF. Bom ver você escrevendo. Você deve saber que comprando outro antes de um semestre, fica isento da mordida do leão. Fale mais sobre os preços das moradias no interior da terrinha. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim anon, se eu comprar outro estou livre, mas neste momento não queria comprar outro e ganhar isenção igual.

      Infelizmente vou ter que consultar um bom contabilista que conheça do assunto pois a isenção se dá para 1 imóvel de menos de 400k a cada 5 anos, e eu ja negociei imóveis isentos nos últimos 5 anos, alguns terrenos (de valor menor que 35k) então não sei se me enquadro desta vez.

      Um abraço

      Excluir
    2. Moradia no interior aqui é barato na minha opinião e existem diversas barbadas. Infelizmente não tem muito emprego onde for muito barato, é mais pra se aposentar com qualidade de vida mesmo... ou pra quem está disposto a dirigir 1 hora, mas pro brasileiro de uma grande cidade isso é tranquilo.
      Este governo de esquerda que tomou conta de Portugal privatizou o sol e está cobrando mais imposto de casas onde pega mais sol, um absurdo.

      Excluir
    3. Ai está explícita uma regra em investimento em imóveis: o valor está diretamente ligado ao emprego na região.

      Excluir
  11. parabéns!

    você poderia fazer um tutorial explicando os "segredos" do ramo?

    indica alguma bibliografia?

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não posso fazer pois não conheço os segredos ainda. heheh

      Não conheço bibliografia mas tem tudo na internet.

      Excluir
  12. Excelente CF!
    Ainda quero entrar nesse ramo!
    No momento, me custaria muito caro, já que preciso estudar pra alcançar o concurso que eu quero (pq além do bom salário - Claro, gosto de dinheiro, não sou hipócrita -, a função me sinto, PQP, muito útil socialmente, quem já experimentou essa sensação sabe o quão boa é... Transcende ao salário).

    Aguardo sua visita
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI, você se sente útil para a sociedade sendo funcionário público?
      Boa sorte nos concursos, vou conferir seu blog.
      Um abraço

      Excluir
  13. É esse tipo de postagem que procuro aqui, CF!

    Parabéns e obrigado!

    PS:. Compartilho imensamente este Mindset do "eu compro um kit de pintura e me viro", eu me viro com qualquer coisa antes de trabalhar para os outros. Nada contra quem o faça, mas eu sempre tive um probleminha com hierarquia.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que minha empresa quebre, nunca mais envio um currículo na vida. Viro pedreiro, vendo coisas pela internet, sei lá.
      Valeu APR

      Excluir