segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Eu odeio grupos de whatsapp

A internet facilita muito nossas vidas e é uma das maiores invenções da humanidade. Ela revolucionou nosso modo de vida e possibilitou um nível de integração antes impossível entre as pessoas e corporações.

Infelizmente, como em tudo, tem seu lado ruim, e ele é péssimo. Não falo aqui da degeneração das relações, mas da carga de trabalho aumentada. O pior é que tenho um livro de gestão de pessoas que estimula esta exploração desgraçada. Não se admite mais separação entre vida pessoal e de trabalho. Hoje você tem que trabalhar 24 horas, porque algum chinês vai fazer seu trabalho por menos dinheiro se você não fizer.

Não me entendam mal, eu não sou desses caras que odeia trabalhar e passa o dia reclamando da vida. Bom, não gosto de trabalhar e isto não é segredo, mas tento não fazer desta obrigação um inferno deprimente. O problema é a falta de comprometimento total com o que considero um mínimo de civilidade pela sociedade atual. Hoje o número de zumbis de whatsapp e facebook é além do tolerável.



Tenho conhecidos que passam o tempo todo no celular e até recentemente me perguntava como não se tocavam que isso é ridículo. Tem gente que pratica esportes segurando um celular, e leva até pro banheiro pro caso de ligarem.

Anos atrás, quando o MSN era popular, eu era criticado por demorar em responder algo, como se eu tivesse a obrigação de estar ali grudado mesmo colocando um status de ausente. Depois de algumas situações as quais tenho passado acho que eu é quem estou ficando deslocado.

Lembro de um filme antigo do Kids in the Hall onde as pessoas ficaram chapadas com uma "droga da felicidade" e consideravam quem não usava antiquado.

Em breve tudo vai ser conectado na internet: desde a geladeira que vai comprar leite, o vaso sanitário que vai avisar à Receita Federal se você cagou sem ter pago impostos, e até a sua roupa que vai passar sinais vitais e sua localização sei lá pra quem.


O Cúmulo

Uma das coisas que eu mais odeio são os grupos de whatsapp. As pessoas adoram esses grupos e se sentem realizadas em criar um pra mandar uma foto do Compadre Washington dando bom dia ou qualquer outra merda. Existem pessoas que são verdadeiros caçadores de memes, cujo passa-tempo é passar o dia todo mandando lixo. Por que eles não vão... Nem sei o que indicar. Qualquer coisa é mais útil que isso.

Hoje me adicionaram em um grupo do trabalho de whatsapp. Fazia tempo que eu não ficava tão estressado e brabo e até minha esposa notou. Deixei algumas horas pra observar os movimentos e meu instinto não me traiu: o tal grupo foi criado com o único propósito de acabar com minha vida. 


Minha resposta é esta.


Já estava alerta sobre, na minha profissão, ser comum trabalhar em casa, fim de semana, e receber ordens pra trabalhar a qualquer hora, e não tenho problema algum em responder ou resolver alguma coisa quando necessário, mas vou me amparar juridicamente sobre os abusos.

Saí do grupo agora a pouco e sei que vou sofrer represálias e críticas, como já sofri em outros por não ter visto que postaram algo que eu supostamente deveria ter lido. Se alguém quiser entrar em contato comigo, que ligue ou mande uma mensagem diretamente pra mim, mas me nego a ficar o dia todo rolando mensagens pra me inteirar de assuntos de trabalho misturados com bobagens.

Me nego. Me despeçam desgraçados.


12 comentários:

  1. Realmente a internet trouxe muitas coisas boas, não só pela facilidade em se comunicar com pessoas distantes, mas também pelo fato de se ter acesso a praticamente todo tipo de informação e conteúdo com uma facilidade nunca vista.
    Porém tudo tem os dois lados.
    O uso de redes sociais se tornou um hábito ou até um vício para muitas pessoas, a ponto de você ser visto como um ET por não ter perfil em determinada rede.
    Pensemos friamente. Porque essa necessidade tão grande de ser acessado, localizado? Pra que tanta ostentação de imagem nessas redes?
    Isso é útil pra quê? Pra quem?
    Se peneirarmos bem veremos na maioria dos casos que pelo menos 80% das aplicações e conteúdos de tais redes são totalmente supérfluos. Criam uma falsa proximidade, uma falsa inmtimidade, baseada em perfis superficiais.
    O telefone e o e-mail pode perfeitamente substituir boa parte das pseudo-vantagens disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Já na faculdade anos atrás tive umas discussões sobre esse tipo de interação com a tecnologia. Não sou contra a tecnologia e muito menos anti-científico, mas a questão está se resumindo a simplesmente trabalhar 24 horas.

      Excluir
  2. O pior de tudo é que os jovens estão bem acostumados com isso. Serão presas fáceis das empresas. Outra coisa totalmente absurda que eu vi foi num grupo de facebook onde me adicionaram sem eu querer, um bando de menores compartilhando video de sexo de um menor de idade com uma mulher maior. Mas só poderia ver o video quem deixasse o número do whatsapp.
    Um grupo de facebook com 35 mil membros compartilhando cenas de sexo de um menor como se fosse a coisa mais normal do mundo. Tem ideia da proporção que isso toma no Whats? Esse grupo procura adicionar o maior número de pessoas possível, não se importam com quem entra lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que cuidar bastante essas coisas que te adicionam.
      Eu estou sempre vendo as configurações pra tentar se um pouco mais anônimo. Hoje em dia a internet não é nada segura. Alguém tem tudo sobre você com bastante facilidade.

      Excluir
    2. Acha seguro postar atualização patrimonial? Pelo blog é muito difícil de saberem quem somos?

      Excluir
    3. Não é muito seguro.
      Não é qualquer um que vai descobrir, mas não é difícil.

      Excluir
  3. Realmente é um saco isso, as pessoas estão partindo do pressuposto de que você tem que estar disponível o tempo todo, principalmente agora que o whatsapp passou a "dedurar" a hora exata que você visualizou a mensagem.

    Saudades dos tempos de ICQ e MSN, onde essa obrigação de estar conectado 24 horas não existia, até por que não era possível!

    No whatsapp todo grupo que me incluem vai direto pra opção do mudo-eterno, menos o grupo do trabalho, que não atrapalha tanto pois ninguém costuma puxar assunto em fim de semana e feriado.

    Uma coisa que me recuso é cadastrar o e-mail da empresa para receber diretamente no celular. Já me perguntaram por qual motivo eu não fiz isso ainda, e uma resposta sincera seria "você tem que ser um retardado pra desejar carregar trabalho no bolso". Qualquer e-mail recebido durante a semana é respondido em menos de 24h, qualquer e-mail recebido no fim de semana/feriado é respondido no dia útil seguinte. Já tá bom assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem estava conversando com um amigo que recentemente abriu sua empresa. Ele me disse que sua própria esposa obrigou o cara a não tocar no celular a partir de um horário. Ele estava respondendo e-mails as 3 da manhã, como se o comprador fosse comprar de mais alguém antes dele acordar.
      Temos que nos policiar, esse negócio de trabalhar 24h não é pra mim.

      Excluir
  4. Este post foi escrito para mim! Não fui tão radical como você, mas a raiva que eu passo é idêntica. Eu tinha o hábito de deletar o grupo toda vez que ultrapassava 100 mensagens não lidas, mas em alguns os caras me colocavam de novo para zoar com a minha cara (imagine isso).

    Por fim, aprendi a silenciar o grupo. Fico como presente, mas não leio as mensagens. De vez em quando eu entro, apago as mensagens, e depois volto a ignorar. Mas é foda, essa merda de whatsapp deixa minha vida muito menos produtiva, queira eu ou não. Algumas vezes tenho vontade de quebrar o celular.

    Agora, graças ao bom Deus, nunca participei de nenhum grupo do trabalho, porque aí sim a barra deve ser pesada. No seu caso, faria exatamente a mesma coisa, hahaha. Que se danem eles, foque nos seus resultados e em sua produtividade que não vão poder te demitir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando não é de trabalho dá pra deixar no mudo, mas nos de trabalho te culpam se você não ficar lendo. Melhor cortar o mal pela raiz!

      Excluir
  5. Comecei com uma dieta de informações, já estou no terceiro dia e parece libertador, tenho aumentado a produtividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso instituir a minha. A mídia que consumo não só tem atrapalhado minha produtividade mas me feito sofrer.

      Excluir