domingo, 27 de setembro de 2015

Como se tornar rico IMEDIATAMENTE

Assistindo uns vídeos deste cara, me deparei com uma ideia antiga que continua válida. Trata-se de ver o quão ricos somos através do que possuímos, ao invés de através do que não possuímos. Não se trata de cultuar a pobreza ou uma vida com privações como se isso fosse virtude, e sim olhar à volta e compreender o que é necessário para se ser feliz.

Como já escrevi aqui, a natureza do ser humano é a miséria, e o trabalho é o que trás possibilidades de mudança desta condição. O que me preocupa é que se subverta este conceito, fazendo com que as pessoas creiam que ser um pobretão tem qualquer coisa de boa. Não tem.

Voltando ao tema, o autor do vídeo propõe que se observe a quantia de riqueza que nos rodeia. Quantas pessoas possuíam automóveis a 50 anos no Brasil? Telefone a 20 anos? A 100 anos, quantos livros uma família comum tinha em casa? Hoje temos o conteúdo de quase tudo o que já foi escrito, de graça ou próximo disso na internet. Isso sem falar em água encanada, energia elétrica, medicina moderna e outras coisas confortáveis (tudo isso produzido pelo capitalismo, leia-se).

Não seja um conformado! Mas a proposta é que talvez valha a pena, de tempos em tempos, que façamos um exercício de abstração para contemplar quanta riqueza temos disponível para auxiliar na nossa busca diária pela felicidade.


10 comentários:

  1. Bom texto. Eu mesmo as vezes me sinto mal, por ja ter praticamente 30 anos e ainda nao ser 'rico', mas vendo q nasci pobre e comecei a juntar do zero vejo que estou melhor que 99% dos meus amigos de infancia e conhecidos. So olhamos mesmo o que nao temos e nao valorizamos o que conquistamos. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos nos acomodar nunca, mas temos de ser gratos, ou vamos ser sempre pobres, independente de quanta grana o cara tiver.

      Excluir
  2. Falaa CF!
    Sempre me pego pensando nesse assunto.
    Moro perto de Alpha Ville(Barueri-SP), e fico em choque com o quão miserável eu pareço ser quando me comparo com meus colegas da região. As meninas com quem eu fico do Mackenzie passam o feriado na praia andando de barco, enquanto eu economizo grana do cinema para aportar.
    Uma reflexão como a que você trouxe hoje é sempre saudável para nós da blogosfera!
    Obrigado!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a gente não tiver autocontrole cai na matrix ou em depressão.
      Um abraço, Burguês

      Excluir
  3. As vezes penso que tenho tão pouco, mas pode ser muito
    se comparado com as demais pessoas da minha faixa etária.
    Reconhecer é necessário. Ser feliz com o que temos e ter motivação
    para buscar mais é o desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai. Não dá pra parar nunca, mas também não dá pra sofrer pelo que não se tem.

      Excluir
  4. Legal, adorei o assunto, pra mim o mais importante é comemorar o que já tenho. Sem perder a sede pelo ouro jamais! heheh

    ResponderExcluir
  5. Estava vendo os aportes de uns blogueiros acima de 3 Milhoes, os caras aportam 17, 23 mil por mês!! Ai sim nos sentimos pequenos! Mas se olhamos os que aportam 500, 1000 reais por mes, ai nos sentimos grandes. hehe. Acabei de adicionar o seu blog, o gadget lá que vc me falou, finalmente ne? vou criar um post agora. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale cara, a pouco um amigo próximo meu ficou milionário. Ele não precisa aportar nada, só viver de renda de poupança. Me senti estranho, deslocado...
      O importante é continuar aportando.

      Excluir