terça-feira, 16 de junho de 2015

Oferta e Procura

Estou sumidão do blog nos últimos dias, e o motivo é simples. Estou de férias. Por ter férias vencidas negociei no trabalho em tirar uns dias aqui e ali até o final do ano ao invés dos 30 direto. Como minha esposa trabalha e não pode tirar folgas, este sistema ficou melhor pra mim e pro patrão também.


Férias.


Tenho aproveitado pra ler e voltei a treinar com força a parte física. Impressionante como a pena e a espada andam juntas na qualidade de vida. Nos últimos tempos desleixei a parte física e senti que tudo decaiu, nem eu mesmo me reconhecia. Como a maioria que conheço nunca deu importância pra parte intelectual, não nota como ler e conversar com gente realmente inteligente é determinante. Pra diversão, fiz trilhas com amigos no interior. É barato, saudável e ideal do estilo de vida guerreiro frugal que considero ideal.


Candidatos a vítimas sociais, portadores de doenças físicas e mentais.


Em casa sinto que demos um turbo na questão da imigração. Menos opções a considerar tem nos levado a agir mais, e isto é importante. Muitas opções te deixam paralisado. Poucas, ou nenhuma, tornam (ou deveriam) sua ação mais óbvia e clara. Neste quesito não posso revelar muita coisa, vou expondo o que posso com o tempo.

A ausência de alternativas torna a mente espantosamente clara. - Henry Kissinger 


Estou com um dinheirinho parado na poupança novamente. Isto se deve a eu não saber se precisarei usá-la no começo do próximo ano com despesas relacionadas à imigração. Tenho um valor separado para isso, mas não posso contar. É sempre bom ter o plano A, B, e C, e considerar modificações em todas as alternativas ao longo do processo. As vezes minha esposa me critica por eu ser assim, mas fazer o que, no fim dá certo. Caso não use essa grana, vai virar tesouro direto.

Como gosto de cozinhar vou dar uma dica para poupar: saber a hora certa de comprar. Sempre que alguém quiser lhe vender algo, busque dar seu lance quando a outra parte estiver mais disposta a vender. Ouvi outro dia no programa "Trato Feito" um dos negociadores falar que, se alguém entrou pela porta da loja, é porque quer vender algo, e isto deve ser levado em conta. Você quer algo que alguém possui, e este alguém quer seu dinheiro. Parece simples, mas alguém sempre vai estar em posição superior na relação de oferta e procura até que se chegue a um ponto aceitável para as duas partes.

Moro em um apartamento e minhas chances de fazer churrasco são bastante reduzidas, por isso de vez em quando compro um pedaço de carne assada em uma churrascaria/açougue aqui perto, mas não quando todo mundo está comprando e os preços são absurdos, e sim depois que sobra carne e não tem mais clientes, lá pelas 13h ou 14h. O churrasqueiro simplesmente se força a vender por o que eu oferecer pela carne, ou vai entubar e ter que colocar fora. Chego a pagar por pedaços assados, mais barato que o peso do corte cru.


Oferta e Procura.

Outra dica excelente que aprendi a pouco tempo, foi comprar frutas e verduras na feira, no fim do dia quando os caras já vão fechar as bancas. Mesma estratégia, agregado de depreciar o que estão vendendo. A alta perecibilidade dos produtos força o vendedor a aceitar a metade do que está cobrando, ou vai ficar com meia tonelada de alface podre.

Verdureiro: "Olha aqui este saco de batatas! Linda! 5 reais!"
Eu: "Naaahhh está feio. Quanto aquela beterraba ali?"
Verdureiro: "A beterraba está 2 reais, mas faço as batatas por 2,50"
Eu: "Pago 2 na batata e 1 na beterraba"

Verdureiro:


Jamais compre vegetais e carne nos grandes supermercados. O caixa está se lixando se as frutas estão podres e caras, e isto vale pra todo o resto, porque se for perecível eles colocam fora ou vendem para mercados menores, e se não for, remarcam a validade.

Busque inverter a lógica de que, se você entrou em um estabelecimento, é porque quer deixar seu dinheiro lá.

Boa semana a todos!

4 comentários:

  1. Não sabia desse seu projeto de imigração. É segredo? hehe. Aproveite as férias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus poucos projetos. Eu revelo alguns detalhes em posts antigos, dá uma olhada. Não é segredo, mas é importante omitir alguns detalhes pra que dê certo.
      Acho que ficou dúbio no texto. Na verdade eu quis dizer que não posso contar com a outra grana que estou esperando pra receber, reservada pra este projeto.
      Abraço!

      Excluir
  2. Meu amigo tu vai precisar de bala na agulha para imigrar!! Lhe desejo boa sorte^^ Já fez as provas para imigração?
    Eu tinha um projeto de imigração, mas acredito que é inviável dada quantias exorbitantes envolvidas.
    A questão do idioma aqui é minoritária, minha esposa é professora de inglês e possui fluência neste idioma. O que complica mesmo questão cambial com essa porcaria de moeda depreciada que temos em nosso pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão cambial é absurda! O PT destruiu a moeda, como era de se esperar. Vou usar o dinheiro necessário para sair daqui e o resto ficará "à própria sorte" investida no Brasil, não sei se pra aposentadoria, ou pra diversificar mesmo, mas a verdade é que o motivo é a taxa de câmbio e impostos absurdos.

      Excluir