quarta-feira, 27 de maio de 2015

Furos no balde te deixam pobre


Dentre os "furos no balde" por onde escorre nosso dinheiro podemos listar gastos em varias categorias. Gosto de delimitar ao máximo, não para eliminá-los, mas para melhor administrá-los. Sabendo que tipo de despesa você tem fica mais fácil escolher a estratégia certa para acabar com ela e inverter a lógica da pobreza.

1. Básico
O Brasil é um país cruel neste quesito, pois te supertaxa alimentação, saúde, moradia e transporte, fazendo você trabalhar o triplo para ter a metade. Aqui não tem muito o que fazer além de usar da criatividade e buscar qualificação. Quem vive em cidades que te impõe ser mais dependente do sistema (atravessar a cidade pra trabalhar por exemplo) você está ainda mais exposto à "maldição Brasil".


Em alguns anos todas as cidades grandes serão "do México"
com seus SUS e INSS falidos.


2. Estudo
Fatores culturais ou relativos ao desespero em sair da vida pré-fabricada igual a de todos levam o indivíduo a busca por qualificação para ser uma melhor engrenagem na máquina, e assim gerar mais dinheiro para satisfazer suas necessidades. A má notícia é que não adianta só trabalhar muito, temos que buscar gerar valor. Não adianta cursar o conteúdo enlatado da escola prussiana-freireana  e trabalhar exatamente igual a um dos milhões de macacos treinados. A boa notícia é que, se você sabe disso e faz as escolhas certas, como se qualificar no que gera mais valr ao mercado, sai na frente. Sugiro a leitura do livro "Pai Rico Pai Pobre" sobre o assunto, pois estudo é algo que nos coloca em eterno débito e ilusão na maioria do tempo. O sistema é assim.



3. Gastos desnecessários
Ir a um restaurante, comprar video games, e apostar na loteria de vez em quando fazem parte da vida em sociedade. Se você faz isso todo dia pra manter um estilo de vida incompatível você é um imbecil, simples assim.


4. Religião
Não tem como fugir do assunto, apesar de não ter falado sobre sua influência na vida financeira ainda aqui no blog. Tem gente que dá dinheiro pra igrejas por diversos motivos, mas especificamente em relação ao dinheiro cito uma frase do samurai Miyamoto Musashi: "Acredite em todas as divindades, mas não espere nada delas".

Religião e socialismo, duas coisas que não me atraem.


5. Não ler livros, e assistir televisão
Sim, não ler livros é um gasto pois se enquadra em economia burra. Talvez a afirmação mais dogmática que faço aqui. Mas a questão é que, hábitos errados são motivados por se ter uma cabeça vazia (assistir televisão e andar com gente burra influem bastante) e ler livros te apresenta possibilidades infindáveis. Além disso, ocupa o tempo livre e é diversão barata. Claro que no Brasil um bom livro novo fica na base dos 60 reais, mas são 60 reais bem gastos e você ainda pode vender o bem. Uma coisa que não faço por preguiça é frequentar sebos e pesquisar entre eles pra pechinchar caso ache algo que valha a pena. Baixe livros da internet, e se não conseguir, compre. Uma boa dica é juntar um número de pessoas para comprar livros em conjunto, sejam virtuais ou em papel.
O brasileiro é extremamente burro, no sentido que com a maioria das pessoas é impossível de se manter uma conversa por mais de 5 minutos, por que não lemos livros, nunca. Este ano estipulei a meta de ler 24 livros. Criei esta meta porque advogo sobre a educação clássica e me dei conta que nunca tive acesso a livros e conhecimento básico, até porque por aqui a esquerda controla a educação e faz de tudo pra te afastar de autores liberais.
E, é claro que se pode assistir televisão, ouvir rádio, ler jornal. Quanto mais experiências melhor, desde que a princípio você não acredite em nada deles.

6. Impostos.
Estude maneiras de não pagá-los. Isto é determinante se você quer sair da pobreza, pois pobres sempre pagarão mais impostos.



Quase sempre podemos olhar pra trás e dizer que nosso dinheiro foi em algo assim. Isso faz com que, por mais que existam coisas que nós não tenhamos controle, as pessoas se culpem ou busquem culpados diversos por seus fracassos e se afastem dos hábitos poupadores, caindo na espiral da pobreza.


No próximo post, atualização patrimonial!


6 comentários:

  1. O Stalin hoje teria que ter um impressora de alta performance, senão jamais daria conta de tantos diplomas! Seu site é muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Quantos m2 é seu ap? Qual a relação de renda passiva e fluxo de caixa? Há alguma? Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro com minha esposa em um apto de 50 m2, alugado.
      Fluxo de caixa é o fluxo que sua grana faz. Ele pode ser positivo ou negativo. Espera-se poupar e investir para se ter uma renda passiva que cubra seus gastos fixos, assim da pra crescer e deixar de ser escravo do sistema.
      Obrigado, um abraço!

      Excluir