Vou me ater à Europa pois conheço um pouco e é pra onde tenho a possibilidade de viver legalmente. Pelo pouco que sei do Canadá, é impossível, não te dão emprego sendo ilegal.
Parece que na Austrália dá pra ficar colhendo frutas e renovando o visto todo o ano.
Conheço gente que foi pros USA e disse que vale muito a pena ser ilegal lá.
América latina é pior que o Brasil. No Brasil dá pra ficar rico mais fácil. Não sei como é no Chile, falo desses países porcaria da volta.
Conheço gente que foi pros USA e disse que vale muito a pena ser ilegal lá.
América latina é pior que o Brasil. No Brasil dá pra ficar rico mais fácil. Não sei como é no Chile, falo desses países porcaria da volta.
No fundo esta pergunta depende muito mais de sua bagagem cultural e de quanto asco tem do Brasil do que de qualquer outra coisa. Pergunte a alguém que vem de uma zona de guerra e terá uma resposta. Pergunte a um cara rico e terá outra. Também pesa sua idade, se é próximo da família, tem ou não filhos, se é casado, tem ou não algum patrimônio...
Como os amigos sabem, meu objetivo sempre foi deixar o país, portanto eu tentaria ficar ilegal se fosse necessário. Sempre fui rústico e moderado nas necessidades, então não sentiria tanto a pressão, que é bastante grande.
Sempre leio todo tipo de absurdo sobre o morar fora. Estes dias uma colega de trabalho, esquerdista, sabendo que sou pró USA e pró capitalismo, quis me dar "cutucadas" falando que eu havia feito uma boa escolha por a Europa ser socialista e que nos USA eu não teria acesso à saúde por ser pobre. Existem cerca de 50 países lá com mais ou menos pendor ao esquerdismo em diversas áreas, e nos USA apesar da saúde ser privada, a livre concorrência garante à maioria dos cidadãos acesso à saúde de maior qualidade do planeta.
De qualquer modo vamos manter o papo genérico e analisar algumas questões chave para a qualidade de vida.
Vou começar por uma que pra mim é vital: transporte. Como vivi a maior parte da vida em uma cidade pequena onde se fazia tudo a pé, sempre achei um absurdo saber que tem gente que fica 4 horas por dia dentro de um carro ou ônibus. Isso pra mim é inadmissível. É nítido que a qualidade do transporte reflete no desenvolvimento da sociedade, tanto para indústria e comércio quanto para as pessoas. Por este motivo as cidades mais desenvolvidas são perto do mar e de rios, e possuem trem para transporte de massa. A Europa é cheia de cidades assim, muitas delas são turísticas e precisam de mão de obra.
Segurança: Qualquer país da Europa é mais seguro que aqui. O Brasil é uma zona de guerra, parece estar na idade da pedra e cada vez regride mais. Lá fora é costume fazer contrato de locação direto com o dono do imóvel, portanto você não vai morar em bairros ruins necessariamente. Pra quem trabalha de madrugada, na maioria dos casos pode voltar a pé pra casa sem problema. Isto é impossível no Brasil. Existem alvos específicos para assaltantes: gente fraca e distraída e turistas. Existem lugares mais e menos perigosos, mas é tão seguro que só vendo pra crer. Bala perdida não tem.
Saúde: Blablabla não tem acesso à saúde. Você tem acesso a saúde de qualidade no Brasil?
A questão do ilegal não ter saúde é bem simples. Quer ser ilegal e quer ter acesso ao mesmo que o pagador de impostos? Vá morar em Cuba. Não é possível existir livre imigração e serviços públicos ao mesmo tempo.
Pra quem quer passear, tem alguns países que o Brasil tem uma espécie de convênio, você vai no ministério da saúde e faz um documento sem pagar nada, valido por um ano e não precisa pagar seguro saúde.
Trabalho: Trabalho tem em qualquer lugar do mundo. Se não tem o trabalho que você quer paciência, mas imigrante ilegal pega o que puder. Se você é bom em TI, design e coisas assim consegue empregos melhores.
Moradia: Pra pobre é bem melhor lá. Fora tecnologia, preços de alimentos, roupas e etc. Você não é escravo como é aqui.
Pra abrir uma empresa, em qualquer lugar é mais fácil abrir, e trabalhar que aqui. Em alguns lugares isto te da direito de ficar.
Eu gosto muito do Brasil, acho um país lindo. Imundo, mas lindo, e com uma história bastante interessante. Isso aqui é um projeto que deu errado, só isso. O problema na América Latina é e sempre foi a esquerda, e não é que o Brasil seja ruim, aqui é ótimo pra quem tem dinheiro, só é muito pior que lá fora.
Eu acho que pode sim valer muito a pena ir, mesmo que seja pra lavar pratos. No fim do dia, na parte financeira, importa o quanto de grana você faz, e nem engenheiro (mediano) faz o que um cozinheiro europeu faz com o câmbio do jeito que está.
Seja como ilegal, seja por um tempo como estudante, você pode conhecer várias culturas e lugares legais, ter excelentes experiências e fazer um pé de meia, voltar pro Brasil e investir a grana. No mínimo recupera o que gastou.
Faça as contas do retorno de tempo investido aqui e lá fora para juntar dinheiro pra seus objetivos e compare.
Deixe sua opinião nos comentários.