segunda-feira, 23 de julho de 2018

Você está pagando o preço justo pelo que consome?

Bom dia amigos, faz tempo que não posto aqui.

Meu último post foi ai do Brasil quando fui visitar a família. Aliás pretendo nos próximos meses comprar passagens para a próxima viagem. Consigo ida e volta por perto de R$ 3000,00 pois pego com escalas, mas a viagem demora muito e na próxima pretendo ir direto em apenas 10 horas pra aproveitar mais. Tem gente que afirma que pega por menos mas todos os meus conhecidos que vieram passear aqui pagaram bem mais por passagens diretas. Sempre desconfie de espertinhos descolados couch surfers. Já os denunciei no meu post sobre intercâmbio na Irlanda. 

Esses tempos um parente meu veio e ficou semanas passeando. Pensa em vir denovo ano que vem. Só vendo com os próprios olhos o quão barata é a vida e turismo em Portugal e esse assunto nunca se esgota em meu blog. Se o câmbio ajudasse mais brasileiros poderiam fazer a festa aqui. Também vieram dois casais de amigos.

A questão do câmbio tende a se agravar no próximo ano. Estou esperando inflação também, que o governo vai tentar maquiar pois está próximo de um calote segundo alguns economistas que leio. Com a greve dos caminhoneiros me relataram que a inflação real foi bem maior que a divulgada. Acredito que 2019 vai ter mais desse tipo de coisa. 

Um dos caras veio apresentar pesquisas acadêmicas em outros países. Hoje é super qualificado e sua mulher é formada em um curso universitário dos poucos que valem a pena (engenharia). Vamos voltar ao assunto à frente. A uns 10 anos as perspectivas pra um cara assim eram boas: "vai dar aula numa universidade e ganhar bem com certeza!". Hoje não sei. Acho que o melhor seria ele aproveitar seus contatos e dar um jeito de ir pra um país com o campo menos restrito. Esse pessoal todo com 30 e poucos anos que nunca trabalhou e se formou em coisas pouco úteis pra sociedade vai ser um estopim pra próxima crise financeira. 

Os outros são de TI e também uma engenharia. As duas engenheiras desempregadas e o cara de TI felizmente tem um bom emprego pago em dólar.

Como eu disse neste post, considero engenharias ótimas carreiras mas a civil é imbatível pois você tem as rédeas. Se eles fossem de civil estariam empreendendo nem que fosse em casinhas populares ou prestando algum serviço. Como não são, ficam reclamando de baixos salários e poucas oportunidades. Se eu fosse engenheiro civil não estaria sofrendo revezes e contratempos mesmo tendo lotes pra investir na cidade onde possuo dois tios com essa profissão que, no fundo, cagam pra mim.

As pessoas, incluindo familiares, te ajudam mas em geral consideram que você está bem o suficiente. Quanto mais controle e independência você tiver melhor será sua vida. Sempre observo os outros tento ir pela via oposta. Vejo sinergia potencial que deviam ser melhor aproveitada pelas famílias afim de enriquecer mais rápido. 

Voltando ao cara acadêmico, lembro em 2016 quando recém fora convidado por seu professor a participar dessa viagem, por ele sempre ser bastante aplicado. Sabia zero inglês, e dois anos depois apresentou estudos complicados e manteve conversas cientistas. Isso é um grande exemplo bastante inspirador, além de ter estudado de graça, sozinho, tirando algumas aulas pagas de conversação. É assim que se aprende qualquer coisa. De modo ativo, aplicado, e investindo o mínimo possível de recursos financeiros. Os brasileiros tem que aprender que ensino não é uma religião e quase nunca vale dinheiro e tempo que poderia ser gasto trabalhando e aportando em ativos.

Quanto a mim, continuo pulando de emprego em emprego part-time pra pagar as contas mas vou fazer um curso (gratuito) pra ganhar mais pois a oportunidade é boa. Na questão de investimentos, cheguei a um ponto do meu projeto em que vou transformar meu patrimônio nos próximos anos em imóveis.

Não pretendo voltar pra construção civil (continuo recebendo propostas até hoje). Aprendi tudo o que queria lá e mantenho o plano de administrar minhas obras no Brasil como era o plano. Nossa vida vai melhorar aqui nos próximos anos e visualizei o fim da turbulência dos períodos iniciais após imigração. Em breve vamos viver em uma praia maravilhosa e quem sabe aumentar a família.

O que nos leva ao tema principal do post. Você está pagando o preço justo por seus custos de vida? Está enriquecendo, mesmo que devagar? Ou sente que vive pra sustentar funcionários públicos e políticos?

Bem este foi por muitos anos um assunto que me causou bastante sofrimento e inclusive incentivou a criação deste blog. Sair do Brasil, essa prisão que suga todos os frutos do nosso trabalho. Consegui sair. Venci. Mas meus amigos, patrimônio e família ficaram e com eles parte do meu coração, o que me faz sempre olhar para trás.

O plano de deixar o Brasil foi acelerado pelo caos social causado pela esquerda e o PT. Pela falta de segurança e aumento dos custos básicos que inviabilizava investir em um projeto de vida mais completo. Ainda que eu pudesse aumentar o patrimônio e aproveitado algumas chances profissionais que tive, a hora de partir se apresentou, e eu agarrei.

Gostaria muito de ver nos comentários se vocês consideram justo o que pagam pelo que recebem em troca no Brasil. Me refiro a o quanto trabalham em relação à realização de seus próprios projetos. Você tem perspectivas de que vão dar certo? Para os que dizem sim eu sinto felicidade. Para os que dizem não, eu digo que vale a pena ir embora independente das dificuldades. 

Esse período de turbulência que todo imigrante enfrenta é causa da maioria dos casos de desistência desse tipo de projeto. Antes de partir, por ninguém ser muito afeto a trocar o certo por incertezas. Após, por em geral contar com pouco mais que sua fé de que vai arrumar um emprego, primeiro pra se manter, depois pra melhorar de vida. Também obter documentos que tem esse mesmo propósito.

Fui contactado por um antigo associado (não tenho amigos mas este é o mais próximo de  um irmão que tenho) que pretende deixar o Brasil ano que vem e considera Portugal. Fiquei feliz. Ajudar meus associados a deixar o Brasil é um objetivo meu, mesmo que eu não incentive a ninguém na "vida real" dadas as enormes dificuldades. Portugal é seguro. É barato. É lindo. Mas não se fica rico e tem as burocracias. Esse cara e sua namorada, concursada, notaram que não realizam nada no Brasil e acham que vai piorar. Mesma opinião que eu tinha, neste primeiro momento.

Porém com a felicidade desse contato me veio um grande desconforto. Dada a proximidade que tenho dessa pessoa sinto certa obrigação de ver seu projeto dar certo e valer a pena. Diferente de mim e minha esposa, eles não poderão contar com uma cidadania europeia e outras garantias. Posso ajudar oferecendo um teto mas o resto é na raça.

Nos últimos meses vi uma coisa bastante difícil acontecer. Vi patrões arrumando os documentos pra brasileiros trabalharem legalmente. Também vi um casal retornando ao Brasil em razão das dificuldades, e achei uma pena.

Prefiro não formular perspectivas e vou deixar claro todos os pontos positivos e negativos dessa mudança pela minha ótica.

Apenas mais uma coisa hoje, nosso amigo VDC infelizmente nos deixou. Foi o blogueiro com quem mais interagi aqui na blogsfera. Ele parecia ser uma pessoa legal e batalhadora, além de um exemplo de integridade. A notícia nos pegou de surpresa e não tenho palavras de conforto, mas desejo a seus próximos força neste momento.