Esta época é propícia para que apareçam dezenas, talvez centenas de zé ruelas dando pitacos sobre os rumos da economia brasileira e do resto do mundo. Estes gênios falam com propriedade, do alto de seus empregos nas maiores consultorias e veículos de comunicação especializados em finanças do país, e claro, dependendo da profundidade da profecia, não esquecem de colar o textinho "blablabla investir envolve riscos blablabla", já que ninguém adivinha nada.
O mundo ia acabar no ano 2000...
Todos os dias pipocam notícias sem importância alguma com previsões sobre o PIB, SELIC, Dólar, Bovespa e o que mais o freguês quiser se impressionar lendo. O que antes era exclusivo a pequenos grupos especulativos, presidente da república ou algum ministro mentindo na TV, migrou naturalmente para a internet, onde todos nós temos voz.
O que tem me irritado é ver vários analistas coadjuvantes dando sua opinião no mesmo veículo:
"Pafúncio da Silva diz que o PIB vai subir 0,2%. Já Madre Tereza diz que será 0,9%".
Este é um novo tipo de "disclaimer" pra poder manter o status de confiável, já que se eu disser que se o PIB vai variar entre -5 e +5 automaticamente acertei.
O pior é que pra dar esses palpites o cara tem que se tornar profissional da área, decorando um monte de baboseira e passando nas provas pra analista que tem por aí, senão a CVM ou alguma entidade por ai te pega.
Estudar tendências é interessante, mas nada substitui estudar os fundamentos seja lá do que for. É lá como o Barsi diz, eu não conheço analista rico.
Eu até escuto o que caras como o Ricardo Amorim e o Gustavo Franco tem a dizer, pois diferentes dos bundões, eles não te atiram pro moedor. Preciosismo não adianta de nada em lugar nenhum. Nem em investimentos nem na vida. Temos que ser práticos.
Tenho um amigo que nos últimos anos comprou produtos recomendados pela corretora e até que se saiu bem... Agora está com vontade de dar um passo além e adivinhem no que o cara se foca? Analisar fundamentos, investir em valor? Que nada, todo dia aparece um método que o cara tal usou e ficou rico, um produto tal que paga 0,x% a mais, e as malditas previsões que apontam que os juros estão caindo e ele está sendo feito de bobo e vai perder dinheiro se não agir rápido.
Investir é complicado tanto quando você segue as dicas de alguém e se dá mal, porque ai quer largar o mercado, quanto segue e se dá bem, pois fica viciado em girar e achar o que ninguém achou ainda.
Investir não é, nem tem que ser ciência de foguete.