Bem amigos, em setembro de 2015 eu havia prometido construir ou reformar uma casa popular e vender no período de 12 meses. Mês passado vendi (assinamos o contrato), este mês a caixa aprovou o financiamento e em dezembro recebo se tudo der certo.
Ao todo (imóvel + taxas + reparos) gastei cerca de 70k. Como disse, preferi começar acanhado neste ramo de leilões e venda direta. Para quem quiser saber mais sobre o assunto busquem meus posts mais antigos.
Mais do que o dinheiro fica o orgulho de ter tido coragem de estudar o ramo, falar com diversas pessoas do ramo, e ter as bolas pra entrar nesse suposto campo minado. Oportunidades não caem do céu, tem que atravessar a cidade a pé, falar com gente chata, gastar dinheiro, negociar e meter a mão você mesmo quando preciso.
Consegui. O kitnet que adquiri foi vendido. O lucro foi um pouco mais de 16% em 12 meses, o que eu considero baixo nesta modalidade, mas acabei baixando o preço pra vender logo (lembrem que estou longe do Brasil).
Para fazer dinheiro você precisa correr atrás. A natureza do homem é ser pobre e viver de esmolas ou comendo carniça e vagando como um nômade enquanto se abriga em cavernas e passa frio. A única coisa que muda esta situação e verdadeiramente cria riqueza é a ética capitalista de trabalho.
Quis provar para mim mesmo mais uma vez que, após poupar quantia suficiente, com certo esforço você consegue multiplicar seu capital e meu foco foi o trade de imóveis (house flipping).
Deu certo e estou 12 mil reais mais rico (desconsiderando a inflação).
Na renda fixa rendendo 1% ao mês eu teria uns 7 ou 8000 de renda bruto, e na poupança eu teria... Sei lá, quem usa isso?
E agora é hora de partir para a próxima, construir em dois terrenos que possuo em uma cidade do interior. Mesma estratégia para cada uma delas: um ano do início da obra até a venda do imóvel.
Infelizmente não posso pensar nisso agora. Minha esposa e eu estamos 100% focados em nossa jovem empresa e não posso dar muitos detalhes em razão da privacidade.
A única coisa que digo é, nunca mais serei empregado na vida. Prefiro comprar um kit de pitura, umas chaves de fenda e um serrote, mandar fazer uns cartões de visita e ser dono da minha vida.
Até a próxima, até o milhão e além.