terça-feira, 13 de outubro de 2015

Experiências de trabalho (3)

Mais uma experiência profissional aleatória: certa vez arrumei um emprego como recepcionista em um hotel. Ganhava cerca de 1200 reais por mês. Minhas despesas giravam em cerca de 700~1000 reais e guardava o resto, além de receber uma refeição no trabalho. 

O trabalho era simples, fazer reservas e atender hóspedes, mas o ambiente de trabalho era ruim. Havia muita cobrança do gerente estressadinho e colegas sem comprometimento, vagabundos e sempre querendo dar algum golpe, como chegar atrasado, cometer pequenos furtos dos frigobares ou sei lá. Odeio pessoas que dão golpes, e odeio quem chega atrasado, associo isso automaticamente com má-índole.

O dia era dividido em 3 turnos e o melhor era de madrugada pois tinha menos incomodação e eu até dormia um pouco ou estudava. Na verdade o trabalho só fluía quando dois cornos não estavam juntos no mesmo turno, pois viviam de conchavo pra atrapalhar.

Eu creio que uma maçã podre começa a contaminar as outras do cesto, nem que seja em algum nível. Aquela pessoa que faz intrigas, corpo mole ou que reclama o tempo todo, demita.

As condições dos "bastidores" eram realmente ruins. Provenha armários com lugar pra cadeado para seus empregados, e se tiver uniforme, dê dois decentes!

Além disso muitos hóspedes (não sei se no Brasil ou se isso é comum) tinham o hábito de tratar todo mundo como vassalos, como se fossem reis. "Brasileiro" que tem dinheiro no bolso está sempre pronto para chamar alguém de incompetente (muitas vezes com razão), mas não importa: Jamais perca o controle da situação. Não leve nada para o pessoal, tudo é business.

Esta experiência foi boa porque... Sei lá, não gosto de trabalhar, mas considero qualquer experiência de trabalho boa. Aprenda alguma coisa todos os dias. Lá aprendi alguma coisa a mais sobre gestão de pessoas e serviços.

Gostaria de dar a boa notícia que minha esposa conseguiu marcar a legalização da documentação necessária para ir pra Itália fazer sua cidadania. Não pretendemos morar na Europa, só garantir o direito pro caso de nosso plano A falhar. Isso vai consumir alguma grana, mas faz parte, quero abrir o leque de opções para os próximos anos.

Grande abraço!


10 comentários:

  1. Ola! Esta parte da maca podre e verdade mesmo, na antiga area que trabalhei era assim, um contaminou um grupo, criou uma panela, e quem nao era da panela era excluido, pois tinha que ser na media. Quem se destacava e ganhava promocoes era excluido, sempre fui, mas meu bolso sempre agradeceu. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses caras tem o péssimo hábito de atrapalhar a vida dos outros.
      Espero que uma das coisas que ter dinheiro vai me trazer é poder frequentar ambientes mais exclusivos e com menor concentração de idiotas por m². Tratar com pessoas mais educadas e com foco em construir e gerar valor.

      Excluir
  2. Bom dia Conhecimento!
    Realmente, esse problema de uma pessoa contaminar as outras é super verdade, aqui na minha empresa estamos demitindo duas pessoas por esse motivo e assim que elas saírem vou reunir o grupo e me posicionar sobre o assunto, não admitiremos mais pessoas que geram negativismo geral, se faz o melhor que se pode com o que se tem, os problemas surgem e a gente vai resolvendo, mas o clima pessimista reduz a produtividade e torna o ambiente insuportável. '
    Também é verdade que um pessimista tem maior poder de influência do que um otimista, preocupante!
    Bons lucros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas olham com maus olhos quem é otimista, por isso todo mundo prefere ser pessimista e reclamar o tempo todo.
      Não que se deva ser otimista o tempo todo, mas ser realista não implica em ficar choramingando. Na minha opinião um líder não deve aparentar fraqueza na frente do subordinado. E mesmo entre pares... Ninguém gosta de gente negativa que só reclama e quer ferrar os outros.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Você sente muita vontade de empreender? Eu sinto, mas em algo virtual, criar algo novo útil as pessoas, não simplesmente comprar e revender roupas, eletrônicos, etc..Como muitos fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho e pra mim tanto faz online ou offline. Penso em algo offline para ocupar minha esposa e eu em nossa vida no exterior. Não queremos ser empregados e sim empresários.
      Lhe estimulo a empreender Online. Um amigo meu fez 2 milhões de reais de lucro vendendo um curso online em 2 anos. Estou fazendo o meu.

      Excluir
    2. CF, seria possível dizer em que área esse seu amigo montou o curso online? Educação? Línguas? Matemática financeira?

      Excluir
    3. Cara peço desculpas mas isso poderia nos identificar.
      Só posso dizer que era ensinando a criar um negócio.

      Se você for criar um curso, avho interessante que o público acredite que possa ganhar dinheiro com o que aprender nele.

      Excluir
  4. Tipos de pessoas que ideio e por muito tempo fui obrigado a conviver; Vitimistas, pucha-sacos, fofoqueiro, bosteticos e preguiçosos.

    O bom do serviço público é que você pode trabalhar no modo zumbi, entra calado e sai mudo, faz seu trabalho e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs. Que batalhão de gente inútil.
      Pois é, tem algumas opções no serviço público que devem ser legais, sem falar no salário.

      Excluir